Começar o ano de uma forma tranquila é uma prática enraizada na cultura japonesa. No Museu do Oriente há dois workshops que desafiam a entrar em 2026 com esta filosofia.
Janeiro vai ter duas oficinas dedicadas a artes tradicionais japonesas que «convidam à pausa, à contemplação e à definição de intenções para o novo ciclo»: Ikebana e Kakizome.
A primeira, a 13 de Janeiro, é sobre a «dimensão ritual da arte floral japonesa, historicamente associada à hospitalidade, à harmonia e à boa fortuna», diz o Museu do Oriente. Aqui, os participantes vão fazer a «composição de um arranjo com plantas e elementos naturais considerados auspiciosos».
Uma semana depois, a 20 de Janeiro, é a vez da oficina de caligrafia japonesa Kakizome-Taikai, inspirada na «tradição da primeira escrita do ano». O objectivo consiste em escrever, num «ambiente de concentração e silêncio» (com pincel e tinta), uma «palavra ou frase que represente desejos, resoluções ou estados de espírito para o novo ano».
As inscrições para estes dois workshops zen podem ser feitas aqui, com preços entre 35 e 55 euros.


















