Hamburgueria do Bairro comemora treze anos com o Berrylicious e promete estrear um novo conceito em 2026

Há treze anos nascia um conceito que acabou por fundar uma tendência que foi moda durante vários anos.

©TRENDY Report | Hamburgueria do Bairro
©TRENDY Report

A marca que acabou por massificar o conceito de servir hambúrgueres artesanais, com várias versões, para fugir ao fast food, chega a 2025 com uma presença consolidada em Lisboa.

Em 2012, Diogo Branco percebeu que havia uma lacuna no mercado e, num pequeno espaço do Príncipe Real, abriu a primeira loja de um pequeno, mas sustentável, “império” de hambúrgueres que pareciam ser feitos em casa.

Há treze anos nascia, assim, a primeira Hamburgueria do Bairro, um conceito que acabou por fundar uma tendência que foi moda durante vários anos: associar um tipo de prato a uma confecção mais autêntica. Ao assumir-se como uma alternativa saudável às opções de fast food, a marca ganhou tracção no mercado.

Actualmente com onze lojas, a Hamburgueria do Bairro está numa fase de aprimoração do conceito: vai «retirar as mesas altas de todas as lojas» para «aumentar o conforto» e fazer uma pausa estratégica nas aberturas para «melhorar a qualidade dos ingredientes, renovar espaços e consolidar a operação».

Num almoço que serviu para comemorar os treze anos, mas também para fazer o ponto de situação da marca, Diogo Branco (fundador) e Pedro Cavaco (director-geral) destacam que o «maior desafio» foi a «abertura de várias lojas em simultâneo nos primeiros cinco anos».

Onze espaços em treze anos pode parecer pouco, mas a ideia da Hamburgueria do Bairro «nunca passou por esgotar» Lisboa, uma estratégia seguida pela objectivo da Padaria Portuguesa, por exemplo. Pedro Cavaco sublinha, ao contrário disso, a opção por um crescimento que «sempre foi sustentável».

©TRENDY Report | Hamburgueria do Bairro
©TRENDY Report

O momento serviu também para antecipar uma novidade. A marca está a preparar a abertura de uma nova loja na LX Factory e vai estrear um novo conceito no espaço da loja do Restelo que, para já, se mantém em segredo. «As obras ainda nem começaram», justificou Diogo Branco, pelo que a oficialização fica relegada para 2026.

Este almoço aconteceu na loja da Praça de Espanha (Bairro Azul), a quarta a abrir depois da estreia no Príncipe Real. À mesa, entre uma conversa sobre o percurso e o futuro da marca, provámos dois clássicos: o Do Bairro (foto em cima), o mais vendido de sempre; e o Caco, o primeiro hambúrguer especial do mês que acabou por entrar de definitivo para a carta, onde está até hoje.

O décimo terceiro aniversário da Hamburgueria do Bairro faz-se ainda com o Berrylicious (foto de destaque): carne de vaca em pão brioche, com compota de arandos, brie, agrião e cebola caramelizada, uma combinação que achámos demasiado doce, quase a arrastar a asa para uma sobremesa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].