O lobby do antigo edifício do Diário de Notícias, onde já estava o condomínio de luxo 266 Liberdade, é agora a casa de uma marca italiana de roupa.
São 260 metros quadrados dominados por painéis originais de Almada Negreiros, pintados entre 1939 e 1940: o principal destaque é o ‘Grande Planisfério’, uma representação do mapa-mundo que combina figuras humanas, animais inventados e formas abstractas e que traduz o ideal universalista do modernismo português.
Nas paredes da Eleventy temos ainda o díptico frescos ‘Quatro Alegorias a Portugal e à Imprensa’: por um lado, um mapa que mostra actividades de pesca e rurais; e, numa zona por cima da porta de entrada, um conjunto de pinturas dispostas em círculos que representam todas as fases de produção de um jornal.
Afinal, não nos podemos esquecer que estamos no antigo do edifício do Diário de Notícias, projectado por Pardal Monteiro e distinguido com o Prémio Valmor em 1940. Até 2016, esta foi a sede do jornal, convertida em 2021 para apartamentos de luxo, sob o nome ‘Liberdade 266’. Agora, recebe uma loja de roupa… que também tem matraquilkos e um café, com uma carta desenvolvida pelo chefe italiano Andrea Berton.
A Eleventy é, assim, a mais recente inquilina da Avenida da Liberdade, num espaço com projecto de interiores a cargo do estúdio Parisotto + Formenton Architetti, responsável por outros espaços da marca a nível internacional.
A intervenção «manteve a essência do edifício e valorizou os seus materiais originais, com destaque para o travertino e a madeira de carvalho-claro, num diálogo entre a herança artística e o design contemporâneo, em linha com a filosofia de ‘smart luxury’ da marca», explica a Eleventy.
«Lisboa oferece autenticidade, sofisticação e energia criativa que se alinham com o espírito da marca», dizem Lurdes Cabral e Luca Nani, proprietários e fundadores da Eleventy Lisboa. «Considerámos cidades como Madrid ou Barcelona, mas o vínculo afectivo a Portugal foi decisivo. Eu sou portuguesa, o Luca é italiano, e partilhamos uma paixão comum pela moda e pela arte», conclui Lurdes Cabral.
A Eleventy Lisboa está aberta todos os dias das 10 às 20 horas; para mais informações, pode usar o número de telefone 215 901 489.