Depois de 44 anos a passar videoclipes e, recentemente, programas de gosto muito duvidoso, a MTV fechou as portas na Europa. Mas há uma alternativa.
No último dia do ano, foi para o ar a derradeira emissão da MTV tal como a conhecíamos: este canal dedicado a música, cuja programação começou por estar recheada de videoclipes, tornou-se descaracterizado e foi perdendo audiências, pelo menos na Europa.
Mas há uma esperança para quem cresceu a descobrir música com o comando da televisão na mão: o espírito da MTV clássica acaba de ganhar uma segunda vida online, num projecto não-oficial chamado I Want My MTV Rewind.

Criado por um programador conhecido como Flexasaurus Rex, este site recria com algum detalhe, a experiência de ligar a televisão e “cair” num videoclip aleatório. Assim, não há playlists, recomendações forçadas e algoritmos a decidir por nós, como acontece agora nos serviços de streaming, dos quais o Spotify é o grande exemplo.
O I Want My MTV Rewind funciona como um conjunto de canais (dezasseis, ao todo) com vídeos organizados por décadas, dos anos 70 aos anos 2020, mas também alusivos ao Live Aid de 1985, ao Unplugged e às marcas Yo! MTV Raps, Club MTV e Headbangers Ball.
Assim que escolhemos um canal, os vídeos (que estão alojados no YouTube) começam a dar de forma aleatória; Flexasaurus Rex garante que o seu site consegue passar vídeos «até sessenta dias sem repetir conteúdos».

Numa altura em que as plataformas de música estão presas a feeds personalizados e playlists optimizadas, o MTV Rewind aposta no acaso e na memória colectiva. Este é o regresso (possível) a uma MTV que já não existe, mas que continua viva, agora, em qualquer computador com acesso à Web.


















