San Paolo tem um novo restaurante em Lisboa: as pizzas italianas com dedinho do Brasil chegaram a Odivelas

No menu, há mais de vinte opções clássicas, mas os destaques acabam por ser as quatro artesanais paulistanas.

©TRENDY Report | San Paolo
©TRENDY Report

Já com a loja do Carregado com créditos firmados, a San Paolo aproximou-se mais de Lisboa, com um novo espaço nas Colinas do Cruzeiro.

Numa zona tipicamente residencial, onde estão opções como o Dote, o Fogão Gaúcho e a Luzzo, a San Paolo promete ser uma ponte gastronómica entre Itália e o Brasil, com São Paulo como referência central. Na cidade mais populosa da América do Sul, a pizza é uma instituição.

«Os imigrantes italianos faziam as suas pizzas em casa e depois coziam-nas nos fornos das padarias de imigrantes portugueses», lembra Saulo Cardoso, sócio-gerente do restaurante, onde aconteceu um almoço para jornalistas, que serviu para dar a conhecer esta nova casa.

Na altura, houve um «português que juntou às pizzas fiambre e azeitonas; foi assim que criou aquela que é, hoje, uma das pizzas mais pedidas pelos paulistanos, a Pizza Portuguesa». Esta opção faz parte da carta da San Paolo, mas de português tem pouco, uma vez que todos os ingredientes são italianos, assume Saulo Cardoso.

©TRENDY Report | San Paolo
©TRENDY Report

No menu, há 21 opções clássicas, entre estas a crónica Margherita e as habituais Quattro Stagioni, Calabria, Tropical ou Francesa. Para quem preferir sabores mais desafiantes e contrastantes, a San Paolo tem as Ventricina (picante), Marsala (com mascarpone e vinho) ou Miele Picante.

Mas o destaque acaba por ser as quatro artesanais paulistanas: Margherita Paulistana (tomate maduro fatiado e manjericão), A Portuguesa (fiambre, ovo cozido, azeitonas, cebola e orégãos), Frango e Queijo Tipo Catupiry e a Calabresa (salsicha com o mesmo nome, cebola caramelizada e azeitonas).

Todas podem ser pedidas em dois formatos: individual (30 cm e 220 gramas de massa), com preços entre 9,50 e 14,94 euros; e familiar (40 cm e 320 gramas), aqui com valores entre 14,95 e 22,95 euros. Seis destas têm ainda versão calzone. Para beber, a nossa sugestão vai para os jarros de Bellini, um cocktail feito com vinho prosecco, a que a San Paolo junta gelados de limão, morango ou tangerina.

©TRENDY Report | San Paolo
©TRENDY Report

Para quem quiser fugir às pizzas, o restaurante tem massas, saladas e carnes, com destaque para a Parmegiana Paulista (vitela ou frango panado). Nas entradas, as sugestões são a Bruschetta San Paolo (com stracciatella e tomate confitado) ou o Stromboli (rolinhos de massa de pizza com salame picante ventriccina, mozzarella, tomate, cebola roxa caramelizada e rúcula – na foto, em cima).

O San Paolo de Odivelas fica na Avenida Reinaldo dos Santos, mesmo ao lado de outro restaurante do grupo, o Fogão Gaúcho. Para reservas, pode usar o telefone 924 117 300 ou a plataforma de marcações do site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].