A Il Sorpasso, responsável pelas Festas do cinema Italiano e Francês, anunciou uma ciclo com produção cinematográfica de Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia.
Durante três dias, o Cinema Fernando Lopes vai ser a casa do cinema nórdico em Portugal: entre 16 e 18 de Janeiro, acontece a primeira edição do Polar, um festival dedicado aos filmes dos países mais a Norte da Europa.
Organizado pela Il Sorpasso, que também é responsável pela Festa do Cinema Francês e do Italiano, o Polar conta com oito filmes de Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia. Esta primeira edição acaba ainda por «celebrar os trinta anos do primeiro filme do movimento Dogma 95, ‘Festen’», sublinham os responsáveis.
No programa estão ainda ‘Pusher’ (do dinamarquês Nicolas Winding Refn, com Mads Mikkelsen), ‘Stormskerry Maja’ e ‘100 Liters of Gold’ (finlandeses); ‘Mr. Nobody Against Putin’ (que está nos finalistas dos Óscares 2026); ‘O’ e ‘No Romper da Luz’ (Noruega); e o filme de terror ‘A Meia-Irmã Mais Feia’ (co-produção entre Noruega, Dinamarca e Suécia).
Segundo a Il Sorpasso, o programa inclui ainda «momentos de convívio e partilha» como forma de «reforçar o intercâmbio cultural entre o Norte da Europa e Portugal». Os bilhetes custam cinco euros e podem ser comprados na página do Cinema Fernando Lopes da TicketLine.


















