Alguém conhece um restaurante onde haja apenas um único prato? Se não, o Blade pode ser a principal novidade do ano, em Lisboa — e ainda oferece entrada e sobremesa.
Restaurantes de carne, há muitos, mas quase sempre há opções alternativas aos vários cortes. Ou seja, além dos T-Bones, picanha, entrecôte ou nacos, acaba por haver mais pratos no menu para quem não for assim tão fã de bife.
Mas, mesmo nestes casos, o tipo de carne muda; ora, não é isso que acontece aqui. O novo restaurante do Cais do Sodré faz do bife o «centro das atenções» e torna-o o único protagonista do menu: o Blade Steak, por dez euros. Basicamente, a única coisa que temos de escolher é o ponto – ainda assim, a recomendação do chef é que seja «médio-mal passado», sugestão que, inclusive, vem assinalada no menu.
Já como acompanhamentos, as opções são seis, entre 3 e 3,5 euros: Batatas Duplamente Fritas com Alecrim Seco; Arroz de Cogumelos com Espuma de Cogumelos e Parmesão; Puré de Batata com Manteiga de Trufa e Sprinkles Crocantes; Salada Mista; e Esparregado com Parmesão, Natas e Noz-Moscada», diz o restaurante. Já os molhos (um euro cada) são os Bearnaise, Pimenta e Maionese de Trufa.
Contudo, o claim do restaurante de ter o bife como único prato principal não está reflectido no menu: o Blade avisa que o arroz de cogumelos pode ser pedido como prato principal, por doze euros (enquanto acompanhamento, fica por 3,5 euros).
Além de apostar apenas num prato, o conceito inusitado do Blade alarga-se a mais dois pontos: a entrada e a sobremesa são oferta da casa. «Queremos que cada visita seja uma experiência completa e descomplicada», conclui José Maria Martins, responsável pelo restaurante.
O Blade fica na Praça D. Luis I, no Cais do Sodré, no espaço deixado vago pelo Segundo Muelle. O menu completo pode ser visto aqui.