O restaurante deste hotel de Lisboa inspira-se nas viagens dos Descobrimentos para criar pratos com «sabores portugueses e ingredientes de outras culturas».
E é precisamente este o conceito que, agora, se estende à carta de Inverno do Novo Mundo, apresentada esta semana. Criada pelo chef Nuno Pizarro, é descrita como uma «história de partilha e de memória», onde muita da matéria-prima vem do «Mercado da Ribeira».
O resultado são pratos que cruzam «especiarias e influências internacionais numa cozinha contemporânea», inspirada nas rotas e destinos dos Descobrimentos. O storytelling da nova carta de Inverno assenta nisto mesmo: a viagem começa com Carpaccio de Beterraba com Laranja & Ras el Hanout, «inspirado nas especiarias e sabores do Norte de África».
Depois de «passar o Cabo da Boa Esperança», segue-se o Robalo do Índico e, em «terra firme», é servido o Porco Alentejano em Caril com Legumes e Arroz Basmati, que «evoca o encontro entre a tradição portuguesa e as especiarias trazidas da Índia». Para sobremesa, Nuno Pizarro sugere Pastel de Nata com Gelado de Canela (foto em baixo).
Além dos novos pratos, o bar do Novo Mundo foi reforçado com cocktails adaptados ao Inverno: o destaque é o Drunken Pumpkin, com «bourbon, abóbora, chá de jasmim e xarope de especiarias». O restaurante serve ainda um menu executivo ao almoço com «entrada, prato principal e sobremesa» por 24 euros.
O Novo Mundo está aberto todos os dias das 12 às 22 horas e fica no hotel Duo Lisbon Curio Collection by Hilton, entre Santos e o Cais do Sodré; as reservas podem ser feitas no site do restaurante.