Depois de uma pausa em 2025, o Iminente volta a mudar de casa e ocupa uma escola fechada há quinze anos, na zona oriental de Lisboa.
Jardim Municipal de Oeiras, Matinha, Panorâmico do Monsanto, Praça do Comércio, Palácio Pimenta e, em 2026, a Escola Industrial Afonso Domingues (Marvila): o Iminente é o que se pode considerar um verdadeiro festival itinerante, de tantos espaços que ocupou em dez edições.
Este ano, o Iminente fez uma pausa, mas está confirmado o regresso para 2026: será exactamente daqui a um ano, entre 17 e 20 de Setembro de 2026. Sobre o novo espaço, a organização diz que é uma «escola actualmente desactivada e fechada há quinze anos» – na verdade está abandonada e degradada; este será ainda o local da edição de 2027.
Mas não vai ser preciso esperar por 2026 para ter um gostinho de Iminente: o festival vai dar início às comemorações da décima edição já este mês, com um evento gratuito na Praça do Carvão – MAAT Central.
Aqui, serão apresentados os resultados da edição de 2025 do projecto ‘Bairros: Workshops Artísticos Comunitários Iminente’, com o programa a incluir «oficinas, uma exposição, uma cabine de cinema, gastronomia, música, performance e moda».
A organização garante ainda que o início da venda de bilhetes e a line up para a edição de 2026 serão anunciados «em breve».


















