O hotel Octant Douro vai organizar um festival cujo objectivo é «celebrar e promover a região através da alta gastronomia, da música e da herança cultural».
Durante três dias, vai ser possível provar pratos de sete chefs portugueses e espanhóis, seis deles com estrelas Michelin. Com o mote ‘Todo o Douro vem dar ao Octant’, a promessa é a de uma «experiência imersiva de luxo informal» que «assenta numa curadoria que junta ícones globais com à essência do Douro».
O Festival Octant começa a 24 de Outubro com um jantar criado pelos chefs Dárcio Henriques (do próprio Octant Douro) e Víctor Martín García (restaurante Trigo, Valladolid). Este dia acaba com um DJ set de Xinobi na zona da piscina do hotel.
Dia 25, Sábado, é o mais forte do festival e tem um passe próprio (285 euros). O programa começa com um almoço dos chefs Vasco Coelho Santos, Pedro Lemos, David Jesus e Óscar Geadas. Ao longo do dia, estão ainda confirmados os espanhóis Álvar Hinojal Crespo e Sara Ferreres.
Segundo o Octant Douro, estes chefs vão ciar «pratos de autor harmonizados com uma criteriosa selecção de vinhos ibéricos, com foco na excelência da região anfitriã». No Sábado, há ainda um concerto de José González, do pianista Máximo Francisco e uma palestra com o filósofo Daniel Innerarity.
Já no dia 26, o hotel fala num «convite à tranquilidade»; não há qualquer actividade programada, apenas um pequeno-almoço «sem pressas» para quem comprar o passe geral do festival, que inclui estada no Octant Douro e tem preços a partir dos 3532 euros.