Dibble é o novo café inclusivo português: fica em Cascais e emprega jovens e adultos com deficiência intelectual

Os responsáveis garantem que todas as opções do menu são preparadas com «ingredientes naturais, muitos deles provenientes de hortas biológicas».

©Dibble Café by Semear
©Dibble Café by Semear

É uma parceria entre a Semear e o Pestana Hotel Group: este novo espaço é um «verdadeiro laboratório vivo de inclusão socioprofissional».

Depois de conceitos como o Café Joyeux ou o É Um Restaurante, há um novo projecto que alia gastronomia à inclusão social, o Café Dibble – Tasty Inclusion by Semear. Tal como nos outros dois projectos, aqui os funcionários também são pessoas que, de uma forma ou de outra, poderiam sentir mais resistência a encontrar emprego no atendimento ao público.

Neste caso, o foco está em dar uma oportunidade profissional a jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento, uma condição que se caracteriza por «défices no funcionamento intelectual e adaptativo nos domínios conceptual, social e prático».

Esta é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Semear, em parceria com o Pestana Hotel Group; o café (cujo nome, em inglês, é o de uma ferramenta para abrir buracos no solo para semear algo) fica no espaço desta unidade, no Cidadela Art District. «Este local icónico pode, também, servir como eixo da nossa responsabilidade social, mediante mais uma parceria destinada à inclusão», diz Luís Castanheira Lopes, administrador do Pestana.

No menu do Café Dibble – Tasty Inclusion by Semear, há «limonada e chá by Semear, panquecas de abóbora ou de arroz sem glúten, iogurtes com compotas artesanais, empadas, wraps e tostas servidas em pão alentejano». Os responsáveis garantem que tudo é preparado com «ingredientes naturais, muitos deles provenientes das hortas biológicas da Semear».

O Café Dibble – Tasty Inclusion by Semear fica mesmo no interior da Cidadela Art District, no espaço onde, antigamente, estava a Project Room. Nesta zona, abriu ainda o Santini Corner; o restaurante deste empreendimento, o Taberna na Praça, também anunciou recentemente uma renovação da carta.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].