Um restaurante dentro de um restaurante: Enoteca 17.56 estreia conceito de sushi omakase

Para harmonizar com este menu omakase, o Iki sugere sake e um conjunto de vinhos seleccionados pelo sommelier Rogério Castilho.

©Enoteca 17.56 | Iki Omakase
©Enoteca 17.56

O restaurante da Real Companhia Velha que junta várias influências gastronómicas, da pizzas ao sushi, estreia-se numa especializada da cozinha japonesa.

O «sushi tradicional japonês» tem uma nova casa, em Vila Nova de Gaia. O restaurante Enoteca 17.56 anunciou a estreia de um conceito de sushi, o omakase, em que o chef é que escolhe o que os clientes comem, consoante os ingredientes disponíveis e o peixe do dia.

Segundo os responsáveis, este acaba por ser um «restaurante dentro de um restaurante»: o Iki Edomae Omakase tem um espaço próprio, embora apenas com seis lugares. O chef responsável é Hayron Rocha, que serve um menu no valor de oitenta euros.

©Enoteca 1756 | Iki Omakase Peixe
©Enoteca 1756 | As peças de sushi de cada jantar variam consoante o peixe do dia disponível.

Entre as criações que podem ser servidas pelo sushiman, estão o Monaka (uma «waffle de arroz japonês servida com aioli de anchova, atum maturado com ikura selvagem e niboshi frito»), o Atum Balfegó (com «maturação de 35 dias») ou uma Enguia Nacional («trabalhada e finalizada num harumaki crocante com caviar»).

Para harmonizar com este menu omakase, o Iki sugere sake e um conjunto de vinhos seleccionados pelo sommelier Rogério Castilho. Este menu é servido apenas de Terça-Feira a Sábado, sempre às 20:30; as reservas são obrigatórias e têm de ser feitas pelo 222 448 600.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].