A segunda edição da competição que quer encontrar as melhores tascas arranca a 9 de Maio em 81 restaurantes de Lisboa e Porto.
O Tascando continua a não ser um evento de âmbito nacional, mas o objectivo mantém-se: «Celebra a autenticidade e o sabor da cozinha de raiz popular», embora limitado a duas cidades.
Em relação ao evento de 2024, há uma subida considerável de restaurantes elegíveis: são 81, contra os apenas 40 da primeira edição. As tascas participantes dividem-se de forma quase perfeita – 40 em Lisboa e 41 no Porto.
O Tascando 2025 começa a 9 de Maio e acaba no dia 25, com o formato a ser idêntico ao do ano passado: o público e o júri visitam os restaurantes e avaliam os petiscos, o atendimento, a higiene e o serviço de bebidas.
Depois, são encontrados três finalistas de Lisboa e mais três do Porto, de onde sai a vencedora – a tasca com a melhor classificação destas seis será conhecida na «primeira quinzena de Junho».
Em 2024, a grande vencedora foi a Adega São Pedro, no Porto, com o petisco Ovos Rotos. De resto, a Invicta dominou esta edição, com mais quatro restaurantes. A excepção foi o quinto lugar, entregue à Imperial de Campo de Ourique.