Inster: o que vale o novo mini-SUV da Hyundai que fica entre os segmentos A e B?

Numa avaliaรงรฃo muito precoce, fica a ideia de um automรณvel que tem tudo para ser carismรกtico, embora o preรงo elevado possa ser um entrave ร  massificaรงรฃo deste modelo.

ยฉTRENDY Report / MotorMais | Inster
ยฉTRENDY Report / MotorMais

A marca coreana apresentou hoje o Inster de forma oficial, em Lisboa, num evento onde houve oportunidade de conduzir este automรณvel e ficar a saber a estratรฉgia da Hyundai para 2025.

Os preรงos e as caracterรญsticas do Inster jรก se sabia desde o inรญcio de Janeiro, altura em que o TRENDY Report revelou, em exclusivo, os preรงos e as versรตes deste mini-SUV da Hyundai que fica entre os segmentos A e B.

Mas foi preciso esperar quase trรชs meses para a marca coreana mostrar de forma oficial o Inster, em Portugal, com direito a uma apresentaรงรฃo dos responsรกveis e uma sessรฃo de test-drive, que serviu para tirarmos a “pinta” a este elรฉctrico.

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Hugo Tavares (na foto, em cima), head of product da Hyundai, apresentou este modelo como uma espรฉcie de sucessor do Atos e do i10, modelos que fizeram parte do portfรณlio da marca entre 1997 e 2019 – ambos tiveram direito a versรตes elรฉctricas experimentais e inseriam-se no segmento A (modelos compactos).

Contudo, a Hyundai posiciona o Inster entre o A e o B, no que se pode considerar uma espรฉcie de A+. Esta dualidade do mini-SUV nรฃo parece ser um entrave ao sucesso, pelo menos de acordo com os nรบmeros revelados por Hugo Tavares: a Hyundai jรก vendeu ยซ65 unidadesยป, desde Janeiro, e aponta ร s ยซ100 atรฉ final de Abrilยป.

Atรฉ ao final do ano, a marca espera vender ยซ650ยป Inster; para jรก, a Hyundai tem 100 unidades prontas para serem entregues, com o prazo a depender ยซunicamente do tempo de transporte do automรณvel atรฉ aos concessionรกriosยป, o que pode acontece no ยซmรกximo em duas semanasยป, garantiu Hugo Tavares.

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ยฉTRENDY Report / MotorMais

Sobre o pรบblico-alvo do Inster, Ivo Silva, director comercial da Hyundai, destacou dois tipos de clientes: ยซJovens da Geraรงรฃo Y e Z, solteiros e casais na casa dos 20/30 anos sem filhos; e um sub-target de casais com mais de cinquenta anos sem filhos em casaยป.

Ao volante do Hyundai Inster: primeiras impressรตes

A primeira coisa que notamos, ainda mesmo antes de entrar neste mini-SUV, sรฃo as รณpticas estilo pixel que sรฃo a imagem de marca dos IONIQ – aliรกs, o nome ideal para este modelo seria algo como IONIQ 1.

Depois, as dimensรตes: com apenas 3,82 metros de comprimento, 1,61 de largura e 1,57 de altura, o Inster pode parecer um automรณvel claustrofรณbico. No entanto, assim que entramos no habitรกculo, chegamos ร  conclusรฃo de que nรฃo รฉ bem assim.

ยฉTRENDY Report / MotorMais | Inster
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A explicaรงรฃo รฉ fรกcil: a bagageira รฉ mรญnima, o que permitiu que, sobretudo quem viaja atrรกs, tenha bastante espaรงo. Para condutor e passageiro, o conforto mantรฉm-se, embora a consola central seja algo larga e entre em “conflito” com as pernas de que seja mais alto.

O primeiro contacto foi pontuado por altos e baixos: o Inster estรก muito dominado por plรกsticos, que lhe dรก o ar de ter um preรงo mais baixo que o que acontece, na realidade – o modelo mais caro ultrapassa os trinta mil euros (tivemos oportunidade de conduzir esta, a Style Plus, com bateria de 49 kWh).

Com o volante e o selector de marcha emprestado dos IONIQ, o Inster nรฃo รฉ um automรณvel minimalista: o cockpit estรก saturado de botรตes, com uma coluna central dominada pelos comandos do AC e do sistema multimรฉdia. O design podia ser mais actual, mas pareceu-nos mais de um automรณvel dos anos 90/2000.

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Um pormenor de que gostรกmos foi o facto de os estofos desta versรฃo que conduzimos terem um padrรฃo que faz lembrar o do um modelo dos anos oitenta, algo que pode apelar a clientes mais nostรกlgicos.

Este nosso gosto pelo retro, nos bancos, parece uma contradiรงรฃo relativamente ao que dissemos em cima, mas hรก detalhes onde gostamos de ver as marcas regressar ao passado. Apesar disto, o Inster tem algumas marcas de futuro, como a bandeja para carregar o telemรณvel e as entradas USB-C, inclusive atrรกs, para os passageiros traseiros.

Na conduรงรฃo, nรฃo conseguimos ter uma ideia muito precisa do desempenho do Inster, jรก que o percurso definido pela Hyundai para o test-drive foi limitado a vias rรกpidas e auto-estradas. Ainda assim, a ideia que fica รฉ a de um modelo estรกvel q.b, com uma boa aceleraรงรฃo e estabilidade. Um ensaio dinรขmico, com estradas mais desafiantes, seria o ambiente ideal para testar este mini-SUV.

ยฉTRENDY Report / MotorMais
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Somando os prรณs e os contras, numa avaliaรงรฃo muito precoce, fica a ideia de um automรณvel que tem tudo para ser carismรกtico, embora o preรงo elevado possa ser um entrave ร  massificaรงรฃo deste modelo. E, quando o principal rival รฉ mais acessรญvel e tem a medalha de ‘Carro do Ano‘, em Portugal – o Citroรซn รซ-C3 – o Inster pode ter muito trabalho pela frente para ser uma alternativa seguro ao blockbuster francรชs.

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].