Dos ‘Verdes Anos’ à ‘Crónica dos Bons Malandros’: as Maratonas Fotográficas Fnac 2025 inspiram-se no cinema português

O vencedor de cada cidade recebe 750 euros em cartão; haverá ainda uma menção honrosa por cada maratona, com um prémio de 150 euros.

©Tobis Portuguesa | Crónica Bons Malandros
©Tobis Portuguesa

Uma das mais conhecidas competições nacionais de fotografia chega à sua vigésima edição, com foco no «movimento vanguardista que revolucionou o cinema português».

As Maratonas Fotográficas Fnac deste ano serão inspiradas na Sétima Arte. Em concreto, os participantes da edição de 2025 vão ter de fazer trabalhos que, de alguma forma, se liguem a nove filmes do chamado ‘Novo Cinema Português’.

Cada um destes filmes será o tema de uma cidade por onde estas maratonas fotográficas vão passar:

Braga: ‘O Cerco’
Leiria: ‘Crónica dos Bons Malandros’ (na foto)
Viseu: ‘Trás-os-Montes’
Porto: ‘Belarmino’
Cascais: ‘O Mal-Amado’
Lisboa: ‘Os Verdes Anos’
Évora: ‘Uma Abelha na Chuva’
Tavira: ‘Brandos Costumes’
Madeira: ‘A Ilha dos Amores’

As inscrições custam 35 euros (ou 30, para quem for aderente Fnac) já estão abertas no site da Fnac e podem ser feitas até dia 7 de Junho. O vencedor de cada cidade recebe 750 euros em cartão; haverá ainda uma menção honrosa por cada maratona, com um prémio de 150 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].