Laboratórios de Verão lançam open call para artistas e colectivos de Braga e Vila do Conde

Além do «acompanhamento técnico e curatorial», cada um dos quatro projectos seleccionados recebe 2460 euros para apoiar a sua produção.

©Ari He
©Ari He

O Gnration, o CIAJG e a galeria Solar juntam-se, mais uma vez, para apoiar o desenvolvimento de projectos artísticos, a Norte.

As candidaturas para a edição de 2025 dos Laboratórios de Verão já estão abertas. Até 6 de Abril, artistas e colectivos residentes ou naturais dos distritos de Braga e Vila do Conde podem concorrer a um lugar nestas residências.

O âmbito são «projectos artísticos inovadores» nas áreas de imagem, som, interactividade, performance, música, dança ou em «qualquer fusão entre estas disciplinas». Ao todo, a organização irá seleccionar quatro projectos.

Estes, entram nos Laboratórios de Verão 2025 e ficam em residência artística durante Julho e Agosto. Depois, segue-se um período em que os projectos são apresentados ao público: será entre Setembro de 2025 e Janeiro de 2026, nos espaços dos três organizadores.

©Solar + CIAJG + Gnration | Laboratórios de Verão
©Solar + CIAJG + Gnration

Além do «acompanhamento técnico e curatorial», cada um destes projectos recebe 2460 euros. «Também será oferecido apoio para a implementação das obras, bem como a possibilidade de exibição no LAC – Laboratório de Atividades Criativas, em Lagos», diz a organização.

Quem quiser concorrer a uma destas residências artísticas tem de preencher este formulário; as inscrições estão abertas até 6 de Abril e os resultados serão anunciados a 9 de Maio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].