O Gnration, o CIAJG e a galeria Solar juntam-se, mais uma vez, para apoiar o desenvolvimento de projectos artísticos, a Norte.
As candidaturas para a edição de 2025 dos Laboratórios de Verão já estão abertas. Até 6 de Abril, artistas e colectivos residentes ou naturais dos distritos de Braga e Vila do Conde podem concorrer a um lugar nestas residências.
O âmbito são «projectos artísticos inovadores» nas áreas de imagem, som, interactividade, performance, música, dança ou em «qualquer fusão entre estas disciplinas». Ao todo, a organização irá seleccionar quatro projectos.
Estes, entram nos Laboratórios de Verão 2025 e ficam em residência artística durante Julho e Agosto. Depois, segue-se um período em que os projectos são apresentados ao público: será entre Setembro de 2025 e Janeiro de 2026, nos espaços dos três organizadores.
Além do «acompanhamento técnico e curatorial», cada um destes projectos recebe 2460 euros. «Também será oferecido apoio para a implementação das obras, bem como a possibilidade de exibição no LAC – Laboratório de Atividades Criativas, em Lagos», diz a organização.
Quem quiser concorrer a uma destas residências artísticas tem de preencher este formulário; as inscrições estão abertas até 6 de Abril e os resultados serão anunciados a 9 de Maio.