Esta peça é uma Pérola: Teatro da Comuna será a “casa” de John Steinbeck, em Abril

Segundo a Companhia da Esquina, esta peça é uma «chamada à reflexão político-social e sobre as questões climáticas».

©TRENDY Report / Imagem gerada por IA
©TRENDY Report / Imagem gerada por IA

O livro ‘A Pérola’, em que John Steinbeck conta uma história inspirada num conto mexicano, vai estar em cena na Comuna durante seis dias, pela Companhia da Esquina.

Com encenação e dramaturgia de Jorge Gomes Ribeiro, esta adaptação de ‘A Pérola’ estreia a 10 de Abril no Teatro da Comuna, às 21 horas. No elenco estão Ana Lúcia Palminha, Carla Chambel, Paula Neves, Pedro Martinho, Pedro Pernas, Rita Fernandes, Rui Luís Brás e Tiago Costa.

Segundo a Companhia da Esquina, esta peça é uma «chamada à reflexão político-social e sobre as questões climáticas». Na verdade, ‘A Pérola’ foi inspirada por um conto mexicano, que o autor, John Steinbeck, ouviu durante uma viagem.

O livro (publicado em 1947) conta a história de Kino, um pescador que encontra uma pérola de grande valor, que acredita poder mudar a vida da sua família. No entanto, este “tesouro” acaba por atrair ganância e crueldade das pessoas, colocando-os em perigo.

©Companhia da Esquina | Pérola
©Companhia da Esquina

A história é uma «parábola poética sobre as grandezas e misérias do mundo objectivado nas ambiguidades entre pobreza e riqueza, poder e despojamento, humano e mais-do-que-humano», diz a companhia de teatro.

Os bilhetes para ‘A Pérola’ (a peça tem cem minutos) vão custar dez euros, com descontos para «profissionais do espectáculo, maiores de 65 anos e estudantes».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].