Um ano de testes sobre rodas: o top 7 dos melhores automóveis que conduzimos em 2024

Ao todo, foram 23 modelos com designs, opções, extras e tecnologias para vários gostos e exigências.

©TRENDY Report | Automoveis 2024
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Entre Janeiro e Dezembro de 2024, experimentámos mais de vinte automóveis eléctricos e híbridos de várias marcas. Estes foram os melhores que conduzimos ao longo de doze meses.

MG, Hyundai, Fiat, Peugeot, BYD, Nissan, Jeep, Citroen, Honda, Volvo, Opel foram as onze as marcas cujos automóveis tivemos oportunidade de experimentar em 2025, em concreto SUV e utilitários.

Deixámos os motores a combustível de lado e testámos apenas modelos eléctricos e híbridos. Ao todo, foram 23 modelos com designs, opções, extras e tecnologias para vários gostos e exigências, que agora se “afunilam” num topo 7 com os nossos preferidos.

1 – Hyundai IONIQ 5
Foi o automóvel que mais gostámos de conduzir em 2024 e dá ideia de ter sido um modelo desenhado sem respeito pelo convencionalismo. Há automóveis que têm este apelo: parecem ter sido criados para uma realidade completamente diferente da nossa, mas podem ser mesmo conduzidos no dia-a-dia.

©TRENDY Report | IONIQ 5 Frente
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Sem linhas aborrecidas e ao evitar um look copiado de outros automóveis (uma tendência cada vez mais reflectida no mercado actual), o eléctrico da Hyundai cativou-nos pelo seu aspecto fora do comum. Na verdade, a sensação que tivemos ao ver este automóvel, pela primeira, vez foi a de estarmos perante um design criado para um jogo de computador.

2 – Jeep Avenger
O Avenger é um automóvel tem muito para descobrir e é mesmo um dos que nos deu mais prazer conduzir nos últimos tempos. E quando dizemos ‘descobrir’, é literal: mais que uma metáfora para ser usada em testes, quando queremos saber as principais características de um modelo, esta expressão aplica-se ao Avenger no sentido em que é um “viveiro” de easter eggs.

©TRENDY Report | Avenger
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Ao longo do chassis, há várias marcas relacionados com o legado da Jeep: a silhueta do Willis está por toda a parte e pode ser encontrada no cockpit, à frente do ecrã táctil, no tablier; nas jantes; numa ilustração que está na porta da bagageira; e nas ópticas traseiras. A grelha frontal mantém o design icónico da gama, mas com um toque actual e, dizemos até, futurista, para se adaptar ao conceito de eléctrico.

3 – Nissan Ariya
À primeira vista, o Ariya nem parece um Nissan, apesar de ter laivos de Qashqai. A primeira impressão que tivemos quando nos entregaram o Ariya para teste foi a de que estávamos na presença de um modelo futurista. A frente fez-nos lembrar uma nave de Star Wars, uma ideia com que já tínhamos ficado dos anúncios que vemos na TV.

©TRENDY Report | Nissan Aryia
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O aspecto futurista continua a saltar à vista no habitáculo noutro detalhe de que gostámos: na malha perfurada que domina o cockpit e que se ilumina. Os menus também são o reflexo desta abordagem: bem animados e com elementos gráficos que se ajustam à realidade do Ariya.

4 – Volvo EX30
O EX30 foi o automóvel mais minimalista que conduzimos em 2024. Os únicos botões físicos, além dos que estão no volante, são os dos vidros, ao centro (sem contar com os controlos do limpa vidros e luzes).

©Volvo | EX30
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Entrar pela primeira vez no EX30 foi ter quase de re-aprender a conduzir e a controlar um automóvel, mas o design e o facto de se afastar da normalidade vigente, em termos de habitáculo, de outros SUV acabou por nos conquistar.

5 – Opel Astra GS
A versão eléctrica do Astra é, como seria de esperar, um automóvel ágil e sólido, onde se nota claramente a competência alemã, da condução ao infoentretenimento. Sempre que entramos num automóvel desta “nacionalidade”, há duas coisas certas: competência e solidez – e foram estes mesmos adjectivos que nos vieram à cabeça, com este modelo.

©TRENDY Report | Opel Astra
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É fácil perceber que quem fez este carro foram engenheiro alemães, mais preocupados com a funcionalidade dos instrumentos que com qualquer outra coisa – e isto dá muitos pontos ao Astra GS. A competência está personificada na forma simples e intuitiva com que estão organizadas as indicações no painel de instrumentos e os menus/gráficos do ecrã principal.

6 – Honda Jazz Crosstar
Sem os ares de muitos dos modelos que passaram pelo TRENDY Report, o Jazz Crosstar foi um automóvel “honesto”: pequeno, leve, agradável de conduzir e com consumos muito comedidos. A Honda pode ter a aqui resposta para quem gosta de modelos pequenos e com um desempenho q.b., fora de estrada.

©TRENDY Report | Honda Jazz Crosstar
©TRENDY Report | Honda Jazz Crosstar

Este híbrido, com a clássica bateria (de pouca autonomia) que vai carregando nas travagens e descidas, talvez seja um automóvel que não se justifique “carregar” com tantos opcionais (que, na realidade, são de série), mas a verdade é que foi um dos modelos mais divertidos de conduzir que tivemos oportunidade de ensaiar.

7 – BYD Seal
Design fluído e agressivo q.b., condução a condizer e capacidade de fazer virar pescoços: o que vale o automóvel eléctrico que tem conquistado o mercado? Pelos, vistos, vale muito: ainda nem seis meses tinha em Portugal e já tinha dominado o troféu ‘Prémio Carro do Ano 2024’, com três distinções.

©TRENDY Report | BYD Seal
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Dos automóveis BYD que conduzimos em 2024, o Seal foi mesmo o que conseguiu ter um melhor equilíbrio entre todos os aspectos que temos de considerar para compra de um automóvel, neste caso eléctrico: aspecto, conforto, potência, desempenho, comportamento dinâmico, tecnologia e autonomia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].