Ainda não é desta que Portugal vai entrar na corrida para o Óscar de ‘Melhor Filme Internacional’.
A Academia Americana de Cinema anunciou hoje as shortlists para dez das categorias dos Óscares 2025, entre estas, a de ‘Melhor Filme Internacional’. Ao todo, foram recebidas 85 candidaturas, sendo que uma delas era a de Portugal.
Grand Tour, que tinha sido anunciado em Setembro pela Academia Portuguesa de Cinema como o filme nacional candidato aos Óscares 2025, não chegou à lista dos quinze que vão ser votados, de forma preliminar, pelo júri da Academia Americana de Cinema.
Daqui, sairão os cinco que, de facto, entram na corrida ao Óscar de ‘Melhor Filme Internacional’; aqui fica a shortlist da Academia Americana de Cinema para este prémio.
I’m Still Here (Brasil)
Universal Language (Canadá)
Waves (República Checa)
Emilia Pérez (França)
The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)
Touch (Islândia)
Kneecap (Irlanda)
Vermiglio (Itália)
Flow (Letónia)
Armand (Noruega)
From Ground Zero (Palestina)
Dahomey (Senegal)
How to Make Millions Before Grandma Dies (Tailândia)
Santosh (Reino Unido)
Entre as outras shortlists reveladas, estão as das categorias mais técnicas dos Óscares, como a de ‘Melhor Caracterização’, ‘Melhor Banda Sonora’, ‘Melhor Som’ ou ‘Melhores Efeitos Especiais’. Contudo, os pré-nomeados em ‘Melhor Documentário’ ou ‘Melhor Filme de Animação’ também foram anunciados pela Academia Americana de Cinema.
Lembre-se que cerimónia dos Óscares 2025 está marcada para 2 de Março, no Dolby Theatre em Los Angeles e será apresentada pelo humorista e apresentador de TV Conan O’Brien.