O único vencedor português do mais prestigiado prémio de aquitectura a nível mundial, o Pritzker, aventurou-se noutra “arte”.
Álvaro Siza Vieira vai assinar uma colecção de joias em parceria com a marca nacional Sharma. A apresentação será amanhã, às 19 horas, na Fundação Serralves, um local que não terá sido escolhido por acaso – é dele o projecto do Museu de Arte Contemporânea deste espaço cultural do Porto.
O arquitecto, de 91 anos e responsável por edifícios emblemáticos como o Pavilhão de Portugal da Expo 98, «emprestou a arte do seu traço à Sharma, para a concepção de uma colecção-cápsula» de joalharia composta por «brincos, colar, pulseira e anel, em ouro maciço de 19 quilates e diamantes», diz a marca nacional.
A Sharma, fundada este ano por Brigitte Costa e Bruna Cabral, lembra que esta será a «primeira de várias colaborações com criadores de diferentes áreas artísticas, nacionais e internacionais». O objectivo desta marca é criar «joias intemporais pensadas para pessoas modernas, cosmopolitas e activas».