Em Março deste ano, a ODE Winery e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa lançaram um desafio para a criação de um rótulo para o Única – este foi o vencedor.
A colheita de 2024 do vinho tinto ODE Única Touriga Nacional chega às lojas com um rótulo que é uma obra de arte, uma tendência que se está a tornar popular neste mercado. Por exemplo, em Outubro, a Quinta das Marias anunciou uma colaboração com o escultor Paulo Neves.
Este é o culminar de um desafio lançado em Março pelas Belas-Artes e pela ODE Winery (foram recebidas 37 participações) a vencedora foi Ana Maria Araújo. Segundo a faculdade, esta proposta foi seleccionada devido à sua «distintividade face ao rótulo lançado com o Única 2023 e pela capacidade de transmitir numa imagem as características leves e joviais do vinho».
.
O ODE Única Touriga Nacional (19 euros) é descrito como o vinho «mais casual e divertido» desta produtora. Tem um teor alcoólico de 11,5%, «taninos suaves e sabores de frutos silvestres e pimenta preta». A marca diz ainda que, apesar de «apresentar um perfil jovial», esta referência tem «potencial de desenvolver complexidade nos próximos dois a três anos».
Este vinho vai ser apresentado no restaurante da ODE, o Cellar Door, a 8 de Novembro, às 19 horas. O momento inclui um «espetáculo de luzes, totalmente analógico, inspirado na cena psicadélica dos anos sessenta e setenta» e um DJ Set de Bunny O’Williams.