A Amadora BD ainda fica no Parque da Liberdade até 27 de Outubro, mas já são conhecidos os cinco vencedores da edição deste ano.
A adaptação a banda desenhada do livro O Grande Gatsby, editado por Scott F. Fitzegerald em 1925, foi a grande vencedora da edição de 2024 da Amadora BD. O Grande Gatsby – A Novela Gráfica Definitiva ganhou a categoria ‘Melhor Banda Desenhada de Autor Português’ e valeu cinco mil euros a Jorge Coelho, o seu autor.
Esta novela gráfica, editada pela Comic Heart/Nona Literatura e escrita por Ted Adams, está à venda na Fnac por 28 euros. O Grande Gatsby, editado por F. Scott Fitzgerald em 1925, conta a história de Jay Gatsby, um homem rico e misterioso, apaixonado por Daisy Buchanan.
A história é narrada por Nick Carraway, vizinho do protagonista, e explora temas de amor, obsessão, moralidade e o sonho americano. Gatsby tenta reconquistar Daisy, mas a narrativa revela a superficialidade e o vazio da alta sociedade da época, culminando numa tragédia pessoal e social.
O Amadora BD 2024 deu ainda o Troféu de Honra a Luís Louro «pelos seus quarenta anos de carreira e pela qualidade das suas obras editadas recentemente». Já o ‘Prémio Revelação’ foi para Filipa Beleza, pelo livro Amor.
David Melgueiro – A Passagem Impossível (José Ruy) ganhou a ‘Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada’ e A Armação (Daniel Silvestre) levou para casa a ‘Melhor Fanzine / Publicação Independente’. Finalmente, a ‘Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português’ foi Tananarive (Sylvain Vallee e Mark Eacersall).
A 35.ª edição do Amadora BD decorre durante mais uma semana no Parque da Liberdade e só termina do Domingo (27 de Outubro). A edição deste ano tem como tema a ‘Humanidade’ e comemora os cinquenta anos do 25 de Abril.