A galeria e plataforma cultural Underdogs juntou-se ao artista luso-brasileiro Kampus para fazer, pela primeira vez, uma mostra de arte urbana que se assume como um «prolongamento das férias».
Este ano, o comboio Transpraia, que durante sessenta anos (1960-2020) ligou várias praias da Costa da Caparica, foi comprado pelo investidor francês Greg Bernard e tem data de regresso (teórica) marcada para 2025. Enquanto essa data não chega, a ideia é fazer com que o hangar que serve de terminal seja o «novo pólo cultural da região».
A primeira exposição já tem data marcada, embora seja de muito curta duração: apenas três dias, entre 18 e 20 de Outubro. O autor é Kampus, um luso-brasileiro, em parceria com a Underdogs, com quem já tinha feito ‘Infrastructure’, no ano passado.
No terminal do Transpraia vão estar 25 peças e inspiram-se nas viagens do comboio: «São um prolongamento das férias, com tudo o que têm de leve, simples e efémero, sem delapidar o que as paisagens de verão têm de mais absurdo: vemos personagens alienadas, adivinhamos formas exageradas e paisagens inquietantes».
Esta exposição tem entrada grátis e pode ser visitada entre as 10 e as 18 horas. O hangar do Transpraia fica na Praia da Riviera, mesmo ao lado do areal.