Este festival de Alenquer é de extremos: tem um Curso de Vinho para Totós e Provas Premium

Este festival vai ter mais de trezentos vinhos e concertos de concertos de Nininho Vaz Maia, Mariza, Syro e Evandro.

©Chelsea Pridham | Rocim Vinhos
©Chelsea Pridham

O Alma do Vinho tem como objectivo combinar cultura, música e gastronomia da região de Alenquer. O festival acontece entre 12 e 15 de Setembro.

O Parque Urbano da Romeira vai receber mais uma edição do Alma do Vinho, um festival dedicado à promoção da cultura ribatejana, que acontece durante quatro dias em Alenquer, uma vila que também é conhecida pelo ‘Presépio de Portugal’.

Entre 12 e 15 de Setembro, o Alma do Vinho junta o «melhor da enogastronomia com a cultura, música (com concertos de Nininho Vaz Maia, Mariza, Syro e Evandro) e a melhor tradição vitivinícola da região»; estão confirmados «quarenta produtores» e «cerca de trezentos vinhos.

No Parque Urbano da Romeira há ainda salas de provas, uma petisqueira, uma ostraria e várias bancas de streetfood. Em paralelo, vai ser possível participar em cinco actividades paralelas e pagas, duas delas de extremos: o Curso de Vinho para Totós e a Prova Premium, com oito vinhos de «Lisboa, Nova Zelândia, Alenquer, Torres Vedras, França, Alemanha, Óbidos e Argentina».

O programa inclui ainda o Jantar Vínico com Alma (com pratos do chef João Simões e pairing da responsabilidade do sommelier Pedro Moreira), a Prova Enogastronómica (com o chef Fábio Bernardino) e o Programa Enoturístico (inclui uma visita a uma quinta do concelho de Alenquer).

Todas as informações sobre o Alma do Vinho 2024 estão disponíveis no site oficial do evento. Os bilhetes estão à venda na TicketLine.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].