Depois de a banda de Josh Homme ter cancelado o concerto no Vilar de Mouros por motivos de doença do vocalista, a organização do festival anunciou outra banda histórica.
Os The Cult foram os escolhidos para ocupar a vaga deixada pelos Queens of The Stone Age. A banda cancelou vários concertos que já tinha marcado na Europa devido a um tratamento que Josh Homme tem de fazer nos EUA. Desta forma, depois de terem actuado nos Coliseus de Porto e Lisboa, Ian Astbury e Billy Buffy continuam a comemorar os quarenta anos dos The Cult em Portugal.
A outra novidade é a estreia de um dia completamente gratuito, 21 de Agosto, dedicado apenas a bandas nacionais. Amália Hoje, Delfins, GNR, The Legendary Tigerman e Fogo Frio vão subir ao palco do Vilar de Mouros no arranque da edição de 2024 deste festival.
Desta forma, o cartaz do Vilar de Mouros está oficialmente fechado: dia 22, o alinhamento será com The Cult, Soulfly, Xutos e Pontapés, Moonspell e Ramp. No terceiro dia, 23 de Agosto, há Die Antwoord, Ornatos Violeta, Crystal Fighters, Capitão Fausto e Sulfur Giant; para encerrar o Vilar de Mouros 2024, vamos ter The Darkness, The Libertines, The Waterboys, David Fonseca e Vapors of Morphine.
Os bilhetes podem ser comprados no site do festival e custam 53,50 (diário) 101,65 euros (passe para os três dias, com campismo incluído). A 21 de Agosto, a entrada é gratuita e está sujeita à «lotação do recinto», sendo feita por «ordem de chegada» – a abertura de portas está marcada para as 16 horas.