CineEco: o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa em Outubro e faz trinta anos

Ao longo de oito dias, e em paralelo com as sessões de cinema, o CineECo organiza ainda «conferências, concertos, workshops e exposições», com um entrada gratuita.

Seia volta a receber um dos mais antigos festivais de cinema nacionais. O CineEco 2024 será uma «homenagem às pessoas» desta cidade e à «sua ligação especial à Natureza».

Entre 10 e 18 de Outubro, o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa à Guarda. Seia recebe a 30.ª edição deste festival de cinema que, este ano, vai ter 64 filmes (de 27 países) ligados ao ambiente e à sustentabilidade.

Nesta edição, que serve para comemorar os trinta anos do CineEco, a organização vai homenagear as «pessoas de Seia e a sua ligação especial à Natureza». Para isso, serão escolhidos «trinta rostos locais para representar esta comunhão».

Os 64 filmes seleccionados incluem «longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, oferecendo novas perspectivas e narrativas sobre os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies». Entre os protagonistas destes filmes estão a «agricultura regenerativa, a caça e as espécies selvagens, com destaque para o lobo, a baleia e o leopardo-das-neves».

Ao longo de oito dias, e em paralelo com as sessões de cinema, o CineECo organiza ainda «conferências, concertos, workshops e exposições», com um entrada gratuita. O objectivo é contribuir para uma «cidadania activa no domínio do desenvolvimento sustentável». O programa completo está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].