CineEco: o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela chega em Outubro, com 65 filmes “verdes”

Na Competição Internacional de Longas-Metragens vão estar dez filmes, com a organização a destacar a estreia, em Portugal, de Club Zero, que esteve em Cannes.

©CineEco
©CineEco

A organização deste festival de cinema, que se foca no ambiente, apresentou a selecção oficial. A competição internacional tem dez filmes.

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela chega à sua 29.ª edição este ano e acontece entre 5 e 13 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia. Ao todo, a programação inclui «65 filmes de 27 países».

Na Competição Internacional de Longas-Metragens vão estar dez filmes, com a organização a destacar a estreia, em Portugal, de Club Zero (uma obra de ficção de Jessica Hausner que esteve em Cannes, com Mia Wasikowska) e de Lakota Nation vs. United States (um documentário produzido por Mark Ruffalo e Marisa Tomei).

Já na Competição Internacional de Curtas e Médias Metragens, o País está representado pelos documentários Joko & Putra (co-produção italiana, indonésia e venezuelana), Ultimate Bliss (co-produção australiana), As Lágrimas de Adrian (co-produção belga) e Azul (de Ágata de Pinho). que passou pelo IndieLisboa.

©CineEco
©CineEco | A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, chega ao CineEco em estreia nacional – compete na categoria de Longas-Metragens em Língua Portuguesa.

Este último entra ainda na Competição de Curtas-Metragens em Língua Portuguesa, com mais dezassete filmes nacionais, brasileiros e um com co-produção portuguesa e cabo-verdiana; já a Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa tem seis filmes, sendo que apenas um dele é de Portugal: Passagem dos Elefantes / Antologia de Elefantes, um documentário de João Manso e Miguel Manso.

Segundo a organização do CineEco, os filmes em competição são um «convite à reflexão para a mudança comportamental» e abordam temas como a «resistência de pequenas comunidades a tragédias ambientais», a «relação entre migrações e ambiente» e os «impactos e consequências dos incêndios em Portugal».

Todas os dados e programa completo da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela podem ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].