SĆ£o quase cinco metros de comprimento, sete lugares, espaƧo no tejadilho para montar uma tenda e lugares traseiros com um metro para estender as pernas Ć vontade. O novo Santa Fe parece uma casa sobre rodas.
‘Imponente’. Esta foi a primeira palavra que nos veio Ć cabeƧa quando hoje, na Adega MĆ£e (Torres Vedras) vimos, pela primeira vez, o novo Hyundai Santa Fe ao vivo. Este SUV, que chega agora Ć sua quinta geraĆ§Ć£o (foi lanƧado no ano 2000), estĆ” decididamente mais actual, com laivos futuristas e, porque nĆ£o, com a mania das grandezas.
E isto nĆ£o Ć© pejorativo: neste momento, o Santa Fe Ć© mesmo o maior automĆ³vel que a Hyundai tem no seu portfĆ³lio: sĆ£o 4,9 metros de comprimento, 1,90 de largura e 1,70 metros de altura. LĆ” dentro, hĆ” sete lugares (atrĆ”s, trĆŖs e dois reclinĆ”veis); quem for na “segunda fila” tem um metro para estender as pernas e, na terceira, sĆ£o 76 cm.
AtrĆ”s, o espaƧo para os passageiro Ć© realmente grande: durante o test-drive que fizemos hoje, percebemos que o Santa Fe foi mesmo feito para ser confortĆ”vel, com um conceito de ‘sala de estar’: nĆ£o conseguimos, sequer, chegar com as pernas ao banco da frente, algo que tambĆ©m jĆ” tĆnhamos visto no IONIQ 6. Ć frente, para o condutor e passageiro, hĆ” bancos de relaxamento.
No que respeita ao design, o Santa Fe apresenta-se agora com um aspecto visivelmente futurista, embora com um design bastante rectilĆneo – algo assumido pelos responsĆ”veis da marca. Ć frente temos Ć³pticas LED em forma de ‘H’, uma grelha dupla, dividida por um pĆ”ra-choques em forma, igualmente, de ‘H’. A letra inicial da marca sul-coreana dĆ” ainda forma as luzes traseiras e a vĆ”rios apontamentos no habitĆ”culo.
E, se viver no interior do Santa Fe pode ser uma opĆ§Ć£o, no tejadilho tambĆ©m Ć© possĆvel ter uma tenda, um conceito que actualmente podemos ver com os Jeep, numa parceria com a Topo. Em Portugal, tambĆ©m vai ser possĆvel comprar uma tenda para este SUV – se for como na Coreia do Sul, a marca Ć© a iKamper. Para facilitar o acesso ao tejadilho, hĆ” ainda uma Ā«pega oculta de assistĆŖnciaĀ» no pilar C.
O Santa Fe chega a Portugal em Agosto, em duas versƵes, as duas com caixa automĆ”tica de seis velocidades: 1.6 TGDi (hĆbrida com turbocompressor), com 215 cavalos (158 kW) e PHEV com um motor turbo de 1,6 l e 253 cavalos (186 kW). Esta Ćŗltima tem uma bateria de Ā«13,8 kW, autonomia atĆ© 65 km (ciclo combinado) e carrega dos 0 aos 100% em 3:50 horas.
Para jĆ”, ainda nĆ£o hĆ” preƧos oficiais para este novo Santa Fe, com a Hyundai a dizer apenas que vai Ā«manter o posicionamento de preƧo bastante competitivoĀ». Contudo, as primeiras previsƵes apontam para um valor de entrada a rondar os sessenta mil euros.