São quase cinco metros de comprimento, sete lugares, espaço no tejadilho para montar uma tenda e lugares traseiros com um metro para estender as pernas à vontade. O novo Santa Fe parece uma casa sobre rodas.
‘Imponente’. Esta foi a primeira palavra que nos veio à cabeça quando hoje, na Adega Mãe (Torres Vedras) vimos, pela primeira vez, o novo Hyundai Santa Fe ao vivo. Este SUV, que chega agora à sua quinta geração (foi lançado no ano 2000), está decididamente mais actual, com laivos futuristas e, porque não, com a mania das grandezas.
E isto não é pejorativo: neste momento, o Santa Fe é mesmo o maior automóvel que a Hyundai tem no seu portfólio: são 4,9 metros de comprimento, 1,90 de largura e 1,70 metros de altura. Lá dentro, há sete lugares (atrás, três e dois reclináveis); quem for na “segunda fila” tem um metro para estender as pernas e, na terceira, são 76 cm.
Atrás, o espaço para os passageiro é realmente grande: durante o test-drive que fizemos hoje, percebemos que o Santa Fe foi mesmo feito para ser confortável, com um conceito de ‘sala de estar’: não conseguimos, sequer, chegar com as pernas ao banco da frente, algo que também já tínhamos visto no IONIQ 6. À frente, para o condutor e passageiro, há bancos de relaxamento.
No que respeita ao design, o Santa Fe apresenta-se agora com um aspecto visivelmente futurista, embora com um design bastante rectilíneo – algo assumido pelos responsáveis da marca. À frente temos ópticas LED em forma de ‘H’, uma grelha dupla, dividida por um pára-choques em forma, igualmente, de ‘H’. A letra inicial da marca sul-coreana dá ainda forma as luzes traseiras e a vários apontamentos no habitáculo.
E, se viver no interior do Santa Fe pode ser uma opção, no tejadilho também é possível ter uma tenda, um conceito que actualmente podemos ver com os Jeep, numa parceria com a Topo. Em Portugal, também vai ser possível comprar uma tenda para este SUV – se for como na Coreia do Sul, a marca é a iKamper. Para facilitar o acesso ao tejadilho, há ainda uma «pega oculta de assistência» no pilar C.
O Santa Fe chega a Portugal em Agosto, em duas versões, as duas com caixa automática de seis velocidades: 1.6 TGDi (híbrida com turbocompressor), com 215 cavalos (158 kW) e PHEV com um motor turbo de 1,6 l e 253 cavalos (186 kW). Esta última tem uma bateria de «13,8 kW, autonomia até 65 km (ciclo combinado) e carrega dos 0 aos 100% em 3:50 horas.
Para já, ainda não há preços oficiais para este novo Santa Fe, com a Hyundai a dizer apenas que vai «manter o posicionamento de preço bastante competitivo». Contudo, as primeiras previsões apontam para um valor de entrada a rondar os sessenta mil euros.