Santa Fe oficialmente apresentado em Portugal: conheƧa o novo super-SUV da Hyundai

O Santa Fe chega a Portugal em Agosto, em duas versƵes, ambas com caixa automƔtica de seis velocidades: 1.6 TGDi, com 215 cavalos, e PHEV, com 253 cavalos.

Ā©TRENDY Report | Santa Fe
Ā©TRENDY Report

SĆ£o quase cinco metros de comprimento, sete lugares, espaƧo no tejadilho para montar uma tenda e lugares traseiros com um metro para estender as pernas Ć  vontade. O novo Santa Fe parece uma casa sobre rodas.

‘Imponente’. Esta foi a primeira palavra que nos veio Ć  cabeƧa quando hoje, na Adega MĆ£e (Torres Vedras) vimos, pela primeira vez, o novo Hyundai Santa Fe ao vivo. Este SUV, que chega agora Ć  sua quinta geraĆ§Ć£o (foi lanƧado no ano 2000), estĆ” decididamente mais actual, com laivos futuristas e, porque nĆ£o, com a mania das grandezas.

Ā©TRENDY Report | Santa Fe Cockpit
Ā©TRENDY Report | O Santa Fe vem com Ā«ecrĆ£ curvo panorĆ¢micoĀ» que inclui o painel de instrumentos e o computador de bordo.

E isto nĆ£o Ć© pejorativo: neste momento, o Santa Fe Ć© mesmo o maior automĆ³vel que a Hyundai tem no seu portfĆ³lio: sĆ£o 4,9 metros de comprimento, 1,90 de largura e 1,70 metros de altura. LĆ” dentro, hĆ” sete lugares (atrĆ”s, trĆŖs e dois reclinĆ”veis); quem for na “segunda fila” tem um metro para estender as pernas e, na terceira, sĆ£o 76 cm.

AtrĆ”s, o espaƧo para os passageiro Ć© realmente grande: durante o test-drive que fizemos hoje, percebemos que o Santa Fe foi mesmo feito para ser confortĆ”vel, com um conceito de ‘sala de estar’: nĆ£o conseguimos, sequer, chegar com as pernas ao banco da frente, algo que tambĆ©m jĆ” tĆ­nhamos visto no IONIQ 6. ƀ frente, para o condutor e passageiro, hĆ” bancos de relaxamento.

Ā©TRENDY Report | Santa Fe Cores
Ā©TRENDY Report | Ao todo, o Santa Fe vai poder ser comprado em sete cores; aqui, podemos ver duas Typhoon Silver Metallic e uma Magnetic Gray Metallic.

No que respeita ao design, o Santa Fe apresenta-se agora com um aspecto visivelmente futurista, embora com um design bastante rectilĆ­neo – algo assumido pelos responsĆ”veis da marca. ƀ frente temos Ć³pticas LED em forma de ‘H’, uma grelha dupla, dividida por um pĆ”ra-choques em forma, igualmente, de ‘H’. A letra inicial da marca sul-coreana dĆ” ainda forma as luzes traseiras e a vĆ”rios apontamentos no habitĆ”culo.

E, se viver no interior do Santa Fe pode ser uma opĆ§Ć£o, no tejadilho tambĆ©m Ć© possĆ­vel ter uma tenda, um conceito que actualmente podemos ver com os Jeep, numa parceria com a Topo. Em Portugal, tambĆ©m vai ser possĆ­vel comprar uma tenda para este SUV – se for como na Coreia do Sul, a marca Ć© a iKamper. Para facilitar o acesso ao tejadilho, hĆ” ainda uma Ā«pega oculta de assistĆŖnciaĀ» no pilar C.

Ā©TRENDY Report | Santa Fe Tenda
Ā©TRENDY Report | No evento de apresentaĆ§Ć£o do Santa Fe, a primeira imagem que apareceu, deste SUV, foi com uma tenda no tejadilho.

O Santa Fe chega a Portugal em Agosto, em duas versƵes, as duas com caixa automĆ”tica de seis velocidades: 1.6 TGDi (hĆ­brida com turbocompressor), com 215 cavalos (158 kW) e PHEV com um motor turbo de 1,6 l e 253 cavalos (186 kW). Esta Ćŗltima tem uma bateria de Ā«13,8 kW, autonomia atĆ© 65 km (ciclo combinado) e carrega dos 0 aos 100% em 3:50 horas.

Para jĆ”, ainda nĆ£o hĆ” preƧos oficiais para este novo Santa Fe, com a Hyundai a dizer apenas que vai Ā«manter o posicionamento de preƧo bastante competitivoĀ». Contudo, as primeiras previsƵes apontam para um valor de entrada a rondar os sessenta mil euros.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].