Já falta pouco para o Teatro Nacional D. Maria II voltar a casa; antes do regresso pleno ao Rossio, há uma programação ‘on tour’, com vários destaques, entre Setembro e Dezembro.
Depois de quase dois anos em Odisseia Nacional, o D. Maria II está a queimar os últimos cartuchos da sua vida de saltimbanco pelo País, onde apresentou dezenas de espectáculos em várias cidades.
Em Janeiro, está marcado o regresso ao Rossio, com as obras de renovação do teatro a ficarem concluídas já em Outubro. Mas, até lá, temos o derradeiro programa fora de portas, com foco em Lisboa: o cabeça de cartaz é O Misantropo, que Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares adaptaram a partir da peça de Molière.
Depois de ter estreado, em 2023, no Centro Cultural Olga Cadaval, e de ter andado em digressão por Portugal, O Misantropo chega pela primeira vez a Lisboa: será entre 22 e 28 de Novembro, no Tivoli. No mesmo mês, o D. Maria II associa-se ao Alkantara Festival com a co-produção de quatro espectáculos.
Em Dezembro, é a vez de o Teatro do Bairro (Bairro Alto) receber, de 5 a 8 de Dezembro, Uma Peça Para Quem Vive em Tempo de Extinção, protagonizada por Ana Tang e Guilherme Gomes. Ao todo, o Teatro Nacional D. Maria II irá promover quinze espectáculos em «vários concelhos do País».