Nem Link, nem Uber: as primeiras trotinetas e bicicletas eléctricas a chegar aos Açores são as da Bolt

Esta estreia nos Açores acontece na sequência de uma parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.

©Bolt | Bicicletas Açores
©Bolt

Durante mais de dez anos, os Açores ficaram de fora do mapa da micromobilidade eléctrica. Agora, a Bolt chega a Ponta Delgada com uma frota de quatrocentos veículos.

São trezentas trotinetes e cem bicicletas elétricas: é desta forma que a Bolt chega aos Açores e torna-se a «primeira operadora de micromobilidade» a entrar no arquipélago, ultrapassando marcas como a Uber (Lime) e a Link. Contudo, a disponibilidade está limitada a Ponta Delgada (São Miguel).

Esta estreia nos Açores acontece na sequência de uma parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Como acontece com o serviço da Bolt em Portugal Continental, a velocidade máxima das trotinetas e bicicletas está «limitada a 20 km/h»; depois, também existem pontos específicos de estacionamento para ambas.

©TRENDY Report | Bolt Acores
©TRENDY Report | Na altura em que escrevemos este artigo, não havia qualquer trotineta ou bicicleta Bolt disponível em Ponta Delgada.

Apesar de a Bolt dizer que as trotinetas e bicicletas começam a ser disponibilizadas ontem, na app ainda não há qualquer veículo na zona delimitada de Ponta Delgada, estando apenas marcados os pontos de estacionamento.

Na app da Bolt, para já, apenas aparecem dois veículos e ambos na zona vermelha da cidade, ou seja, num local onde não é possível terminar uma viagem. O TRENDY Report contactou a Bolt para saber as razões desta falha; assim que tivermos uma resposta, actualizaremos este artigo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].