A marca chinesa apresentou, de forma oficial, os seus dois novos automóveis do segmento D com preços que começam na casa dos quarenta mil euros.
Depois do Atto 3 (que já tivemos oportunidade de conduzir) e do Tang, a BYD regressou ao lançamento de SUV, em Portugal. As novidades são os os Seal U EV e Seal U DM-i, cuja “base” é sedan Seal, o chamado ‘Tesla killer’, que a marca também já tem disponível em Portugal desde 2023 – e que também já testámos.
Os dois automóveis têm um conceito de motorização diferente: o Seal U EV é um modelo 100% eléctrico, com baterias BYD Blade, «sem cobalto», e uma autonomia que pode chegar aos 500 km, em «ciclo combinado». Este SUV está disponível em duas versões, com diferenças ao nível da motorização: Comfort e Design, com baterias de 71,8 e 87 kWh.
Já o U DM-i será, em teoria, uma versão mais apelativa: é um híbrido plug-in em que a bateria (igualmente Blade) de 18,3 kWh surge em paralelo com um motor a gasolina de 1,5 l. A autonomia em modo 100% eléctrico chega aos oitenta ou setenta quilómetros, dependendo da versão.
Na versão Design (4WD), esta SUV tem «dois motores eléctricos de alta potência (150 kW/201 cv à frente e 120 kW/161 cv atrás)»; o motor a combustível tem 129 cv, o que dá uma potência total de 319 cv. A alternativa é a Boost (2WD), com bloco a combustão de 97 cv e apenas um motor eléctrico, com 145 kW/194 cv.
Ambos os SUV já podem ser comprados em Portugal com preços a partir de 42 990 e 40 169 euros, respectivamente para as versões Seal U EV e Seal U DM-i. Como campanha de lançamento, a BYD está a oferecer uma wallbox na compra destes automóveis.