O alojamento criado em 2021 por quatro amigos duplicou-se e abriu mais um espaço na Costa Alentejana, onde estava um Selina.
Depois de Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes. O Mute, que abriu em Setembro de 2021 mesmo em frente à Praia Pequena, pegou nas malas e desceu vinte quilómetros, pela Costa Alentejana.
O segundo Mute abriu no local onde estava um Selina, perto do centro; daqui, até às Praia da Franquia são cerca de dez minutos a pé. Com um terraço que tem vista para o Rio Mira, este hostel segue o conceito do seu irmão mais velho.
Este alojamento promove um «descanso ativo, onde se desacelera a mente, mas não o corpo». Com uma «filosofia minimalista, o design e a arquitectura do espaço são orientados para os momentos em comunidade, desconectados do mundo exterior», explica Tiago Teotónio Pereira, um dos fundadores.
Aqui, há camaratas com beliches (masculinas e femininas), quartos individuais com camas de casal e quartos com duas camas individuais. Depois, há os chamados ‘family rooms’ (quartos para famílias), com duas divisões, um sofá cama, uma cama de casal e WC.
No Mute há ainda um terraço, uma piscina e um restaurante (foto em cima), criado em parceria com um dos espaços gastronómicos mais conhecidos de Vila Nova de Milfontes, o Porto das Barcas.
Os preços andam à volta dos 25 euros por noite (em camaratas), com um desconto de 20% ser aplicado se marcarmos duas ou mais noites; as reservas são feitas no site do Mute.