A organização do festival de cinema Curtas Vila do Conde anunciou o programa completo da edição de 2024: um dos grandes destaques é um filme-concerto com três filmes de João Gonzalez.
O Curtas Vila do Conde têm “estreia” marcada para 12 de Julho e, como sempre, é uma oportunidade para ficar a par do melhor cinema do género em Portugal: o festival «volta a sublinhar a vitalidade, diversidade e energia de várias gerações de cineastas, alguns em estreia e outros já muito bem conhecidos pelo público».
Neste dia, pelas 20 horas, acontece um dos principais momentos do Curtas 2024: um cine-concerto com três filmes de João Gonzalez: Ice Merchants (nomeado para os Óscares 2022), Nestor e The Voyager. Esta sessão (que terá mais três filmes de outras nacionalidades) tem a particularidade de ter o próprio realizador ao piano.
Na selecção de 2024 do Curtas estão filmes de «Isadora Neves Marques, Inês Lima e Daniel Soares, todos estreados mundialmente em Cannes», sublinha a organização. Aqui, destaque ainda para a curta Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que ganhou o prémio de ‘Melhor Curta-Metragem’ no Festival Internacional de Animação d’Annecy.
Já na Competição Internacional do Curtas, estarão filmes de Nebojša Slijepčević (The Man Who Could Not Remain Silent, Palma de Ouro em Cannes 2024), Frank Sweeney (Few Can See), Ilir Hasanaj (Workers’ Wings) e Eric K. Boulianne (Making Babies), todos premiados.
Como é habitual, o Curtas tem ainda várias actividades que decorrem em paralelo com as sessões de cinema: exposições na Solar – Galeria de Arte Cinemática, vários cine-concertos, o Curtinhas (para famílias) e a competição Take One!, para de filmes escolares. O programa completo está aqui.