Com uma estética e uma sonoridade kitsch, ‘Em Vão’ acaba por ser a sucessora do tema que a banda de Ílhavo levou ao Festival da Canção.
Os Pérpetua estão de volta aos singles: a nova música antecipa o segundo álbum de originais (ainda sem nome), o sucesso de ‘Esperar Para Ver’, editado em 2021. O avanço deste disco é feito com ‘Em Vão’ uma «balada» que a banda caracteriza como tendo «estado em infusão lenta nos anos oitenta» e dominada por uma «energia melodramática».
Pelo videoclip, percebe-se que música usa e abusa da estética desta década (imagens em câmara lenta e sobrepostas), incluindo o solo cheesy de saxofone, um clássico de vários temas lançados nesta altura, como em Careless Whisper (George Michael, 1984) ou Maneater (Hall & Oates, 1982). A banda aponta inspirações em «David Bowie ou Cocteau Twins».
Segundo a vocalista, Beatriz Capote, ‘Em Vão’ é a «primeira página de um novo capítulo». A banda fala ainda numa «continuidade» em relação ao tema ‘Bem Longe Daqui’, que os Perpétua levaram aos Festival da Canção 2024 e que conseguiu apenas quatro pontos (novo lugar), na final.
‘Em Vão’ já pode ser ouvida (e vista) nas plataformas digitais de streaming (Apple Music, Spotify, YouTube). A 31 de Maio, os Perpétua sobem ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo para apresentar o seu novo álbum: os bilhetes estão à venda na BOL e custam seis euros.