O primeiro é um dos clássicos do cinema dos anos noventa; o outro é um filme obscuro com mais de três décadas, encontrado num armazém e recuperado por uma editora.
O ciclo de cinema de terror e de culto Passos no Escuro está de volta ao Passos Manuel, no Porto, com mais dois filmes em cartaz. From Dusk Till Dawn é um clássico do terror e acção dos anos noventa, realizado por Robert Rodriguez e com argumento de Quentin Tarantino, que também protagoniza o filme, ao lado de George Clooney.
New York Ninja é, segundo o Passos Manuel, um filme que encarna o espírito ‘tão mau que é bom’. As gravações aconteceram em 1984, com o actor de artes marciais John Liu, que veio de Hong-Kong para os EUA de propósito para fazer este filme.
Contudo, as coisas não correram como esperado: «O financiamento acabou, o projecto foi abandonado e todas as filmagens ficaram perdidas num armazém durante 35 anos». Em 2019, a editora Vinegar Syndrome encontrou as bobines do filme, que não tinha som ou guião associado, e decidiu restaurá-lo.
O resultado é um «filme hilariante, que tentou ser um ambicioso filme de heróis e artes marciais, mas que acabou como um dos melhores exemplos do género ‘tão mau que é bom’», diz o Passos Manuel. From Dusk Till Dawn e New York Ninja têm sessões dias 8 e 22 de Maio, respectivamente, sempre às 22 horas.