Cravos, livros, azeite, queijo e uma varina: as vencedoras do Concurso Sardinhas 2024

©EGEAC | Sardinhas
©EGEAC

A data limite para conhecermos os vencedores do Concurso Sardinhas era 31 de Maio, mas a EGEAC já revelou as cinco ilustrações que ganham 1500 euros.

‘Abrileira’, ‘O Saber da Sardinha’, ‘Ao Preço do Ouro’, ‘Cheesy’ e ‘A Varina’ são as vencedoras do Concurso Sardinhas 2024. Curiosamente, foram todas feitas por mulheres: Mónica Marques Monteiro, Inês Forte, Carolina Carvalho, Marielle van der Gouw e Beatrizarte, respectivamente.

A ‘Abrileira’ mostra uma sardinha esventrada, com a espinha à mostra, de onde saem cravos – é uma homenagem aos cinquenta anos do 25 de Abril. O ‘Saber da Sardinha’ representa a promoção da literacia, já que o corpo é composto por quase quarenta livros.

Com a sardinha ‘Ao Preço do Ouro’, a autora quis chamar a atenção para a «revolta perante a situação» da subida do preço do azeite. Dos Países Baixos veio a única não-portuguesa, feita de queijo. Finalmente, temos a ‘Varina’, que homenageia as vendedoras de peixe, em Lisboa. Cada uma das vencedoras recebe 1500 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].