Esta é mais uma iniciativa no âmbito dos cinquenta anos da Revolução: há dois programas com curtas sobre o 25 de Abril que podem ser “contratados”.
A iniciativa ’25 de Abril em Curtas’ é a mais recente forma de a Agência da Curta Metragem se associar às comemorações os cinquenta anos da Revolução dos Cravos. Esta produtora já tinha anunciado, também, em Março, ‘Curtas de Abril’, um conjunto de sessões de cinema para escolas.
Estes filmes estão disponíveis em dois programas, um com seis e outro com cinco filmes, que podem ser “contratados” por municípios, salas de cinema, organizações e associações culturais, por exemplo, para criar sessões e cinema.
O programa 1 inclui as curtas A Noite Saiu À Rua (Abi Feijó, 4′), A Menina (Simão Cayatte, 15′), Antes de Amanhã (Gonçalo Galvão Teles, 16′), A Caça Revoluções (Margarida Rêgo, 11′), Lugar em Parte Nenhuma (Bárbara Oliveira e João Rodrigues, 16′) e Estilhaços (José Miguel Ribeiro, 18′).
No programa 2 estão Os Salteadores (Abi Feijó, 14′), O Casaco Rosa (Mónica Santos, 8′), 25 de Abril – Uma Aventura para a Democracia (Edgar Pêra, 16′ – na foto de destaque), Porto, 1975 (Filipa César, 10′) e Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso (Catarina Vasconcelos, 30′).
Com estes filmes «traça-se um breve panorama sobre a forma como o Estado Novo, a guerra colonial e a Revolução de 25 de Abril de 1974 foram retratados pelo cinema português», diz a Agência da Curta Metragem.
As reservas, cujas condições podem ser consultadas aqui, têm preço de 300 (os dois programas) e 150 euros (um programa).