Swatch Art Journey de 2024 foi criada em parceria com as Galerias Tate: há relógios de Chagall, Miró e Matisse

©Swatch | Art Journey
©Swatch

A edição deste ano da colecção de relógios inspirados em obras de arte traz-nos para o pulso modelos com quadros de artistas expostos na rede de museus de arte moderna do Reino Unido.

Joan Miró, Marc Chagall, Henri Matisse, Wilhelmina Barns-Graham, William Turner, Fernand Léger e Louise Bourgeois são os artistas que inspiram a colecção Swatch Art Journey de 2024. Esta é a primeira vez que a Swatch Art Journey tem relógios inspirados em duas artistas femininas.

Desta vez, ao contrário do que aconteceu no ano passado, todos os quadros que inspiram estes New Gent são das galerias Tate, o conjunto de museus de arte moderna do Reino Unido (Tate Britain, Tate Liverpool, Tate St. Ives e Tate Modern).

O relógio inspirado na obra William Turner mostra o quadro Scarlet Sunset e vem com uma «utilização criativa da roda do calendário»: o Sol muda de cor ao longo de um período de catorze dias. A caixa deste modelo tem 34 mm e o preço é de 100 euros.

©Swatch | Art Journey 2024
©Swatch

Para homenagear Chagall, a Swatch escolheu o quadro Le Cirque Bleu, onde os ponteiros têm uma lua e um olho, nas extremidades. Este relógio tem uma caixa de 42 mm e custa 110 euros. O espanhol Miró entra nesta colecção com Femmes, Oiseau au Clair de Lune, em que os índices estão impressos no vidro (41 mm, 110 euros).

De França, vem outro pintor, o cubista Fernand Léger: a obra Deux Femmes Tenant des Fleurs é transposta para um relógio com «três ponteiros de cores diferentes» e um mostrador de 41 mm (110 euros). Já o relógio com o L’Escargot de Henri Matisse (100 euros) traz uma pulseira transparente e uma caixa de 34 mm.

Finalmente, as protagonistas são duas mulheres: a britânica Wilhelmina Barns-Graham (Orange and Red on Pink, com 41 mm e um preço de 110 euros) e Louise Bourgeois (Spirals, em que o mostrador tem 41). Este último relógio custa 110 euros e é o único que pode ser comprado na versão Swatch Pay, por mais dez euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].