Kanye West não vai lançar Vultures 2 e 3 nas plataformas de música: «O streaming é, basicamente, pirataria»

«Tenho vinte milhões de seguidores no Instagram. Quando 5% compram um álbum, são um milhão de álbuns vendidos. Isto é trezentos mil mais que o maior álbum do ano passado».

©Kanye West | Vultures 2
©Kanye West

Numa troca de mensagens com uma conta de fãs, Kanye West criticou duramente as plataformas de streaming, como o Spotify e a Apple Music.

«O streaming é, basicamente, pirataria». Foi assim que Kanye West respondeu a uma mensagem directa de uma conta de fãs, a YEEZYFANATICS, depois de os responsáveis terem feito uma sondagem no X sobre a disponibilidade exclusiva dos próximos álbuns Vultures 2 e 3 no site yeezy.com.

O grupo de fãs sugeriu a Kanye dar uma vista de olhos aos resultados, em que apenas 14% concordou com o facto de os dois discos serem um exclusivo do site: «Era bom que os álbuns chegassem ao streaming, porque muitos fãs não podem pagar pelos discos e porque outros o vão piratear».

A resposta foi dada em tom de crítica: «Bom era que a comunidade apoiasse os álbuns. Streaming é, basicamente, pirataria». Depois, Kanye West lembrou o seu poder online: «Tenho vinte milhões de seguidores no Instagram. Quando 5% compram um álbum, são um milhão de álbuns vendidos. Isto é trezentos mil mais que o maior álbum do ano passado».

©Donda Times | Kanye West
©Donda Times | Foi a conta de fãs Donda Times que partilhou a conversa de e Kanye West com outra conta do género, a YEEZYFANATICS.

Contudo, há outra possibilidade em cima da mesa: Kanye West poderá lançar primeiro o álbum digital no seu site e, só passado algum tempo, disponibilizá-lo nas plataformas de música, como o Spotify e o Apple Music, num paralelismo com o cinema: «Os filmes primeiro estreiam em sala e só depois vão para o streaming».

Caso o álbum seja mesmo vendido no yeezy.com, o preço já estará definido: vinte dólares, um valor que Kanye West disse recentemente ser o certo para todos os seus produtos que fossem postos à venda, online. Vultures 2 deveria ter sido lançado a 8 de Março, mas foi adiado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].