Da «aura esfíngica» à «sensualidade decadente dos anos 80»: o Cascavel é o novo gastrobar lisboeta

©Cascavel
©Cascavel

A zona de Santos viu nascer um novo bar com alguns petiscos e uma decoração que faz lembrar espaços de outra época; as mesas e as cadeiras são uma versão «contemporânea do mobiliário de uma taberna».

A Rua da Esperança é a casa do Cascavel, um gastrobar idealizado pelo arquitecto Carlos Aragão e pelo gestor hoteleiro Tomás Coelho: «Quisemos oferecer à cidade um espaço informal e cativante». Este projecto resulta da recuperação do armazém do restaurante Tachadas.

Com uma decoração que evoca a «aura esfíngica e a sensualidade decadente dos espaços nocturnos lisboetas dos anos oitenta», o Cascavel foca-se nas bebidas (vinhos e cocktails) e numa carta de petiscos inspirados em África – o chef é o angolano Tiago Hung.

©Cascavel | Gastrobar Lisboa
©Cascavel | As mesas baixas em inox e os bancos de madeira são uma versão «contemporânea do mobiliário de uma taberna».

Entre as propostas, estão o Mufete de Bacalhau (uma «espécie de punheta de bacalhau sobre húmus de feijão com óleo de palma e crocante de mandioca» e a Magoga de Camarão (uma «sanduíche de pão brioche recheada com camarão frito e coleslaw).

No bar, está Gustavo Santiago, que criou os cocktails do Cascavel, com destaque para o Transa (cachaça infusionada com jalapeño, demerara e óleo de sésamo), o Curapeña (mezcal, elderflowers, ananás, gengibre e capuchinos) e o Combava (gin, lima kaffir, sementes de coentros e azeite de tangerina).

O Cascavel está aberto todos os dias das 17 à meia noite; as reservas são feitas pelo 919 163 055.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].