Monstra 2024 convida a Irlanda para um ciclo de cinema e comemora os cinquenta anos do 25 de Abril

Este ano, estão prometidos «cerca de quatrocentos filmes, de 44 países», na Monstra. Destes, 27 estreiam-se a nível mundial.

©Tomm Moore | Monstra 2024
©Tomm Moore

O programa da 23.º edição da Monstra foi anunciado esta semana. Em 2024, alguns dos melhores filmes de animação de todo o mundo passam por sete salas de cinema em Lisboa.

O convite à Irlanda para ser o país com filmes em destaque e a celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril (o tema desta edição é ‘Liberdade de Expressão’), são os dois grandes destaques da Monstra 2024. Este ano, estão prometidos «cerca de quatrocentos filmes, de 44 países».

Destes, 27 estreiam-se a nível mundial na Monstra; há ainda 143 estreias nacionais. No programa deste festival de animação de Lisboa, estão ainda vinte filmes portugueses, uma exposição no Museu da Marioneta (Três Famílias, sobre os bastidores de um trio de longas-metragens de animação) e a clássica Monstrinha, com filmes para crianças e famílias.

Para assinalar o meio século do 25 de Abril, a Monstra passa o filme A Revolução, «realizado colectivamente por alunos de escolas de todo o mundo, que revela como olham hoje para uma revolução democrática». Neste âmbito há ainda um debate com os ilustradores Cristina Sampaio, André Carrilho, Nuno Saraiva e José Bandeira e o escritor Pedro Mexia.

©Cartoon Saloon | Theres a Monster in My Kitchen
©Cartoon Saloon | There’s a Monster in My Kitchen é um dos filmes irlandeses em destaque, na Monstra.

Relativamente ao país convidado, a Irlanda, está certa a presença do «mais prestigiado e emblemático» estúdio de animação da Europa, o Cartoon Saloon, que vai ter direito a uma «retrospectiva alargada». Tomm Moore, co-fundador (e que, este ano, assina as ilustrações dos cartazes do festival) vai marcar presença na Monstra.

A Monstra 2024 acontece entre 7 e 17 de Março, com passagens pelo Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior, Cinema City Alvalade e Cinema Fernando Lopes. O programa completo está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].