Sudoeste perde o patrocínio da Meo: rádio também muda de nome e edição de 2024 tem nova imagem

Com um ar 'groovy' e colorido, o novo logótipo do Sudoeste abandona o azul monocórdico que era a cor principal do Meo, e alinha-se mais com uma estética dos anos sessenta/setenta.

©Música no Coração - Sudoeste
©Música no Coração

Em 2024, já não vai haver Meo Sudoeste. Este festival de música deixa de ter o patrocínio da operadora nacional e começa uma nova fase, sem naming.

Tal como aconteceu com o Primavera Sound no Porto, que este ano perdeu o patrocínio da NOS, também o Sudoeste (organizado pela produtora Música no Coração, de Luis Montez) deixa de ter um nome de uma marca.

A mudança já está reflectida nos mais recentes suportes de comunicação do Sudoeste: nas redes sociais, o logo já mudou e, com o anúncio da disponibilidade dos bilhetes para 2024 (o festival acontece entre 7 a 10 de Agosto), surgiu uma nova imagem.

Com um ar ‘groovy’ e colorido, o novo logótipo do Sudoeste abandona o azul monocórdico que era a cor principal do Meo, e alinha-se mais com uma estética dos anos sessenta/setenta, ligada ao ‘peace and love’.

A nova imagem não passou, como seria de esperar, despercebida aos seguidores do festival nas redes sociais e foi alvo de várias críticas: «Parece que pediram a um menino de 12 anos fazer a arte no paint» ou «Perdem uma parceria mega importante que é basicamente a marca do festival e substituem por isto… Agora vão substituir o M icónico na entrada pelo quê?», são algumas das reacções, no Instagram.

©TRENDY Report - Sudoeste Instagram
©TRENDY Report | A caixa de comentários do post que mostra o novo logótipo e anuncia a venda dos bilhetes para 2024 está carregado de críticas a esta mudança.

Esta mudança implica ainda uma reformulação na rádio ligada ao festival, que também deixa de se chamar Meo Sudoeste. No Facebook, a página já não existe (assim como o perfil do festival, tanto aqui, como no X) e o site é outro (radiosudoeste.pt), com a indicação de ser ‘provisório’.

A edição inaugural do Sudoeste aconteceu em 1997 com o patrocínio da Sagres; em 2003, a Optimus passou a ser o main sponsor, e, apenas dois anos depois, foi a TMN a assumir este lugar. O nome que foi “oficial” até este ano, surgiu em 2013: Festival MEO Sudoeste.

O TRENDY Report pediu uma reacção sobre estas novidades à Meo e à Música no Coração, mas não recebeu qualquer resposta.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].