Em 2024, já não vai haver Meo Sudoeste. Este festival de música deixa de ter o patrocínio da operadora nacional e começa uma nova fase, sem naming.
Tal como aconteceu com o Primavera Sound no Porto, que este ano perdeu o patrocínio da NOS, também o Sudoeste (organizado pela produtora Música no Coração, de Luis Montez) deixa de ter um nome de uma marca.
A mudança já está reflectida nos mais recentes suportes de comunicação do Sudoeste: nas redes sociais, o logo já mudou e, com o anúncio da disponibilidade dos bilhetes para 2024 (o festival acontece entre 7 a 10 de Agosto), surgiu uma nova imagem.
Com um ar ‘groovy’ e colorido, o novo logótipo do Sudoeste abandona o azul monocórdico que era a cor principal do Meo, e alinha-se mais com uma estética dos anos sessenta/setenta, ligada ao ‘peace and love’.
A nova imagem não passou, como seria de esperar, despercebida aos seguidores do festival nas redes sociais e foi alvo de várias críticas: «Parece que pediram a um menino de 12 anos fazer a arte no paint» ou «Perdem uma parceria mega importante que é basicamente a marca do festival e substituem por isto… Agora vão substituir o M icónico na entrada pelo quê?», são algumas das reacções, no Instagram.
Esta mudança implica ainda uma reformulação na rádio ligada ao festival, que também deixa de se chamar Meo Sudoeste. No Facebook, a página já não existe (assim como o perfil do festival, tanto aqui, como no X) e o site é outro (radiosudoeste.pt), com a indicação de ser ‘provisório’.
A edição inaugural do Sudoeste aconteceu em 1997 com o patrocínio da Sagres; em 2003, a Optimus passou a ser o main sponsor, e, apenas dois anos depois, foi a TMN a assumir este lugar. O nome que foi “oficial” até este ano, surgiu em 2013: Festival MEO Sudoeste.
O TRENDY Report pediu uma reacção sobre estas novidades à Meo e à Música no Coração, mas não recebeu qualquer resposta.