Race for Glory: o filme sobre o Campeonato do Mundo de Ralis ganho pelo Lancia Rally 037 estreia em 2024

O filme mostra a rivalidade que caracterizou esta edição da prova de automobilismo, entre os Lancia 037 e os Audi Quattro.

Depois de Rush, Daniel Brühl volta a protagonizar um filme sobre desporto automóvel. Depois de dar vida a Nikki Lauda, o actor vai ser o engenheiro alemão Roland Gumpert.

Ainda não há data de estreia em Portugal e, provavelmente, este é um daqueles filmes que nunca vai chegar aos cinemas, ficando apenas relegado para plataformas de streaming. Para já, o que se sabe é que chega ao Canadá a 5 de Janeiro.

Race for Glory conta a história da rivalidade entre a Lancia e a Audi durante o Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, uma espécie de «David contra Golias» do automobilismo, diz a Lancia.

©HanWay Films - Race for Glory 3
©HanWay Films | O filme conta a história do Campeonato do Mundo de Ralis de 1983 sob o ponto de vista da rivalidade entre Roland Gumpert e Cesare Fiorio.

Durante esta edição, os Lancia Rally 037 tinham apenas tracção traseira, enquanto os Audi Quattro tiravam partido de tracção às quatro rodas, como de resto, está reflectido no nome do automóvel. Durante o campeonato, o Lancia 037 ganhou quatro provas, assim como os Audi Quattro (nas suas versões A1 e A2).

Ambas as equipas ficaram nos três primeiros lugares por catorze vezes; este campeonato foi bastante equilibrado, com as duas marcas a registarem mais um empate: por duas vezes ocuparam os três lugares do pódio. A diferença dos tempos totais das corridas acabaram por dar o título à Lancia.

Além de Walter Röhrl (que no ano seguinte seria contratado pela Audi), o outro piloto em destaque foi Markku Allen, que acabou por ficar em primeiro lugar na etapa final do Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, o Supermag Rally d’Italia Sardinia. De resto, o pódio desta prova teve apenas Lancia 037.

©HanWay Films | Race for Glory Poster
©HanWay Films

O filme Race for Glory conta com Daniel Brühl (Roland Gumpert, o engenheiro da Audi, responsável pelos Quattro), que já tinha sido Nikki Lauda em Rush, um filme sobre a rivalidade entre o piloto finlandês e o britânico James Hunt; Riccardo Scamarcio (Cesare Fiorio, director da equipa de rally da Lancia); e Volker Bruch (Walter Röhrl) nos principais papéis.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].