A open call para a quinta edição do Emergente, um festival dedicado à nova música portuguesa, está aberta até 17 de Novembro.
O festival que contou com Pedro Mafama, Cave Story ou Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo na sua primeira edição, em 2019, estreia-se em 2023 com um formato de três dias – até agora, o Emergente acontecia apenas em dois.
Neste momento, estão confirmadas seis bandas, que saem dos prémios Super Emergentes das edições anteriores: Lana Gasparøtti, Meta, Humana Taranja, Falso Nove, Javisol e O Marta. A estas juntam-se mais nove artistas/bandas que forem seleccionados na open call que a organização vai abrir até 17 de Novembro.
No total, o Emergente 2023 vai ter quinze concertos, cinco por dia, todos no Musicbox. Além do prémio principal, que será a presença no alinhamento do festival, há mais três: Melhor Concerto Super Emergente (votação do público), Melhor Projeto Musical (júri do festival) e Rodellus (que vai seleccionar uma banda do grupo Super Emergentes para participar no festival Rodellus 2024).
Os bilhetes já estão à venda: até 19 de Novembro, para os três dias, custam 20 euros; depois, passa para os 27,50, com os diários a ficarem por 12. Nos dias do festival, só vai ser possível comprar bilhetes no Musicbox, por 15 euros.