O Teatro Nacional D. Maria II vai ficar fechado mais um ano. As obram mantêm-se mais quatro meses e só acabam quase no fim de 2024.
Em Dezembro de 2022, a direcção do D. Maria II anunciava o fecho do teatro para obras durante um ano e, ao mesmo tempo, criava a Odisseia Nacional, uma tour pelo País com peças de teatro e outros espectáculos.
Contudo, as obras não avançaram logo em Janeiro de 2023 e só acabariam por começar em Junho de 2023. Desta forma, o prazo para a reabertura foi extendido – segundo Rui Catarino, presidente do conselho de administração do teatro (no vídeo, em baixo), a «complexidade da obra» obrigou a definir uma nova data de conclusão.
Outubro de 2024 é o nova data para que o Teatro Nacional D. Maria II fique pronto, o que faz com que já não possa, sequer, abrir no próximo ano; assim, a nova data «prevista» é Janeiro de 2025, dois anos depois o espaço ter entrado em obras. Refira-se que valor total ronda os 9,8 milhões de euros.
Rui Catarino confirmou ainda que, desta forma, a Odisseia Nacional se vai manter por mais um ano – o programa vai ser apresentado na próxima semana, no evento em que o TRENDY Report vai estar presente.
O presidente do conselho de administração do teatro garantiu ainda que, mesmo depois de o D. Maria II reabrir, esta iniciativa se vai manter: «Este trabalho de coesão territorial pela cultura continuará a fazer parte da nossa missão».
À margem destas declarações de Rui Catarino, ficou ainda a saber-se que o actual director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Pedro Penim (que assumiu o cargo em 2021), se candidatou ao mesmo lugar para a temporada 2024/27.