O cinema de surf está de volta a Lisboa: o SAL apanha a onda do São Jorge, em Novembro

Ao todo, esta edição conta com 42 filmes, alguns deles nacionais - destacamos três: Dakine Expedition Turkiye 2023, Last Tango in Portugal e 2825: Surf (R)Evolution.

©Knut Robinson | SAL
©Knut Robinson

Novembro começa com mais uma edição – a 12.ª – do SAL. O Surf at Lisbon Film Fest começa numa Quinta-Feira, com o Hail Mary, sobre o surfista nova-iorquino Balaram Stack.

Uma das tradições que se mantém, no panorama cultural de Lisboa: Novembro é mês de Surf at Lisbon Film Fest, este ano com uma edição quatro dias, entre dos dias 2 e 5.

Como é habitual, há vários filmes (longas e curtas) para ver no Cinema São Jorge, com várias sessões na Sala 3 e na Sala Manoel de Oliveira. Ao todo, esta edição conta com 42 filmes, alguns deles nacionais – o destaque vai para três produções.

Dakine Expedition Turkiye 2023 (Nuno Bandeira) é um filme que segue os embaixadores desta marca de roupa e acessórios de surf, numa aventura pela costa da Turquia; Last Tango in Portugal (Clément Maillet) segue dos surfistas Ryan e Patrick Conklin numa viagem pelo Algarve; e 2825: Surf (R)Evolution (Pedro Alves & Madalena Almeida) conta a história do surf na Costa da Caparica (cartaz em baixo).

©Surf At Lisbon 2023
©Surf At Lisbon

A sessão de abertura do SAL 2023 será com o filme Hail Mary, dia 2 de Novembro, às 21:30 – é uma biopic de Balaram Stack, um surfista que começou em Nova Iorque e que «se tornou uma das figuras mais respeitadas no mundo do surf». Na lista de produções internacionais do festival estão, ainda, Natural High, Translate, Bones, Above ou Ocean Heals – o programa completo está aqui.

Os bilhetes custam todos cinco euros e são válidos para todas as sessões de um filme; a compra pode ser feita nas bilheteiras do São Jorge ou na Blue Ticket.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].