Festival Olhares do Mediterrâneo leva oito filmes de realizadoras turcas à Cinemateca

O destaque vai para a presença de Ahu Öztürk, que estará na sessão do seu filme Dust Cloth.

©Ret Film | Toz Bezi
©Ret Film

O ciclo de cinema que tem apenas filmes realizados por mulheres, de países do Mediterrâneo, vai ter sessões dedicadas à Turquia durante quatro dias.

A Cinemateca vai receber, em conjunto com o São Jorge, a edição de 2023 do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. Este ano, há uma programação dedicada à Turquia, com oito filmes e a presença de uma das realizadoras.

Entre 13 e 16 de Novembro, a secção especial Olhares da Turquia toma conta da Cinemateca com obras de «ficção, documentário, curtas e longas-metragens» que «representam a diversidade e a qualidade do cinema de mulheres realizadoras da Turquia».

Os filmes desta programação são Waves (Belmin Soylemez), My Sister e Ablam (Burcu Aykar), Mrs. Nebile’s Wormhole (Pinar Yorgancioglu), Pandora’s Box (Yeşim Ustaoğlu), The Play (Pelin Esmer), Motherland (Senem Tüzen). O destaque vai para a presença de Ahu Öztürk, que estará na sessão do seu filme de 2015, Dust Cloth (no trailer, em cima), a 13 de Novembro.

O programa completo, com informação sobre bilhetes e o horário das sessões, pode ser visto no site da Cinemateca.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].