O restaurante que, no Verão de 2022, atravessou o Atlântico para aterrar em Portugal, passou a servir brunches e tem uma carta que se pode destacar numa zona de conceitos saturados.
Encontrar um restaurante aceitável no Cais do Sodré pode ser como jogar à roleta russa. Esta zona está saturada com conceitos que se atropelam e pode ser complicado ter uma ou duas referências certas que nos possam “safar”, ao almoço ou ao jantar.
A Casa Graviola, naquela que é a sua primeira iteração nacional (foi um conceito trazido do Brasil por David e Tiago Almeida, há cerca de um ano), pode ser um daqueles espaços que metemos num top 5 de boas opções nesta zona de Lisboa.
Na verdade, no almoço que serviu para apresentar o núcleo da nova carta (e para o qual o TRENDY Report foi convidado), foi servido um conjunto de pratos que se pode resumir numa palavra: consistência. Foram, assim, onze oportunidades para conhecer aquilo de que este restaurante é capaz.
Ironicamente, o principal destaque vai para uma entrada que “sobrevive” da carta antiga: as Tostas de Ricota, Queijo de Cabra e Tomate Confitado (em pão de espelta), com um equilíbrio impressionante entre a doçura do tomate cherry dada pelo calor forno, a neutralidade saborosa do pão e a frescura do queijo.
Este é um daqueles pratos que faz uma refeição ou um lanche leve e que podemos pedir sem olharmos a nada mais na carta, embora haja mais pérolas escondidas na Casa Graviola: uma delas continua nas entradas. Para começar, escolha as estaladiças Chips de Mandioca com Creme de Queijo, que também podem servir apenas para petiscar com um chope. Fica a sugestão para acompanharem os hambúrgueres, como alternativa às tradicionais batatas fritas.
As tigelas de Atum, Quinoa e Queijo de Cabra; Frango, Abacate e Ovo Trufado também serão boas opções para quem gosta de bowls, com sabores frescos e ingredientes bem equilibrados e contrastantes: gostámos das combinações atum fresco/maça verde e frango/creme de abacate.
Um dos pratos que pode não reunir consenso como os anteriores é O Preferido, um filete de pescada com um puré de banana-pão, que é doce demais e acaba por ofuscar todos os outros ingredientes. A sensação que tivemos, ao experimentar, foi a de estarmos a comer uma sobremesa – este casamento não funciona para quem é avesso à combinação doce/salgado.
E já que falamos nestas provámos um trio de sobremesas para terminar: O Melhor Brownie do Mundo, Banoffee Vegan (ambos servidos em copos, uma moda que não faz qualquer sentido) e Bolo de Mousse de Chocolate e Flor de Sal. Contudo, esta foi uma secção da carta a que a renovação de aniversário da Casa Graviola não chegou, pelo que só vamos encontrar pratos com mais de um ano de “vida”.
Ainda assim, a nossa sugestão vai para a última opção, suave, com um doce qb, cortado pelas pedras de sal que, aqui, servem de topping. O Banoffee Vegan será a principal alternativa.
Com um ano de vida, a Casa Graviola começou ainda ater brunch all day, pedido em modo ‘combo’ (17,50 euros) ou à carta. Para reservas pode usar o número 963 028 570. Ah, e a resposta à pergunta do título é ‘sim’: este restaurante acaba mesmo por ser um dos “corações” do Cais do Sodré – em forma de prato, claro.