Star Wars faz cem anos? Vídeo viral criado com IA mostra a Guerra das Estrelas filmada em 1923

Ao longo de cerca de dois minutos, podemos ver versões "antigas" dos robots RD-D2, C3PO, BB-8, de Stormtroopers e de alguns veículos da saga, incluindo os gigantes AT-AT.

A ideia foi do designer gráfico e editor de vídeo britânico Douglas Pledger, em parceria com o músico e DJ Osymyso: ambos criaram um vídeo que mostra as gravações e os bastidores desta saga… em 1923.

O primeiro filme Star Wars – A New Hope – estreou nos cinemas em 1977? E se esta história tivesse sido, na realidade, filmada em 1923, na época do cinema mudo?

Com recurso a inteligência artificial generativa, criar novas realidades apenas com instruções de texto (quer em vídeo, quer em fotografias) fica mais fácil e foi o que dois artistas britânicos fizeram.

Douglas Pledger (designer gráfico, ilustrador e editor de vídeo) e Osymyso (músico e DJ) usaram as plataformas Midjourney e Pika Labs para criar uma versão de Star Wars ao estilo dos anos vinte do século passado.

©Douglas Pledger
©Douglas Pledger | No video criado por IA, há várias personagens de Star Wars que aparecem de fato: aqui, um Stormtrooper.

Ao longo de cerca de dois minutos, podemos ver versões “antigas” dos robots RD-D2, C3PO, BB-8, de Stormtroopers e de alguns veículos da saga, incluindo dos gigantes AT-AT. Chewbacca, Leia, Luke Skywalker, Darth Vader, Yoda (com uma fixação por beijar outras personagens na boca) e Han Solo também aparecem em gravações e imagens de bastidores.

O vídeo, que se tornou viral, foi partilhado por Douglas Pledger no X (ex-Twitter) e já conta com quase dois milhões de visualizações, 13,5 mil likes e 4600 retweets.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].