MOTELX anuncia programação completa: 7 coisas a não perder no festival de cinema de terror de Lisboa

São mais de cem, os filmes que este ano vão passar pelos ecrãs do São Jorge, entre 12 e 18 de Setembro.

©MOTELX
©MOTELX

A menos de duas semanas do arranque do MOTELX, a organização revelou o programa completo: há estreias nacionais de produções estrangeiras, cine-concertos e uma festa de warmup.

São mais de cem, os filmes que este ano vão passar pelos ecrãs do São Jorge, entre 12 e 18 de Setembro. A 17.ª edição do MOTELX começa com o já habitual aquecimento: durante três dias (7,8 e 9) há sessões e outras actividades especiais para preparar os fãs do cinema de terror.

Como sempre, o MOTELX também vai ser um palco para a estreia de algumas produções estrangeiras, como The Funeral e Hood Witch (Turquia e França), que se juntam as já anunciadas de A Semente do Mal e Infinity Pool, como ficámos a saber no evento de apresentação do festival. Olhámos para o programa deste ano e selecionámos sete sessões e actividades paralelas a não perder.

1 – Sessão de abertura do MOTELX
Em 2023, o filme escolhido é The Animal Kingdom (Thomas Cailley, França – trailer em baixo): «Com laivos de body horror, trata-se de uma jornada de um pai e filho num país em estado de sítio, devastado por um vírus implacável que transforma humanos em animais», descreve a organização. Será dia 12, como de habitual, na Sala Manoel de Oliveira, do São Jorge.

2 – Warmup com pássaros ao ar-live
As sessões de aquecimento do MOTELX já são um clássico. Este ano, há uma oportunidade para ver um dos grandes filmes do género, de Alfred Hitchcock: Os Pássaros. Esta sessão, que assinala o 60.º aniversário desta história, acontece ao ar-livre, no Campo das Cebolas, a 7 de Setembro.

3 – Uma festa que é o ‘Prato do Dia’
De 9 para 10 de Setembro, o Palácio do Grilo, (Beato) recebe uma festa que também pode ser de aquecimento para o Halloween – ‘Onde o Terror é o Prato do Dia’ – com actuações dos DJ Señor Pelota e Venga Venga. Antes, há leituras dramatizadas de histórias de terror. Para assistir a estas últimas, a entrada é livre; ir à festa, custa 10 (online) ou 12 euros (no local).

©MOTELX / DR.
©MOTELX / DR. | Brandon Cronenberg vem ao MOTELX apresentar um filme e dar uma masterclass.

4 – À conversa com Brandon Cronenberg
O filho do realizador David Cronenberg vem a Lisboa para assistir à estreia nacional do seu filme Infinity Pool (15 de Setembro), que será mostrado numa versão director’s cut. Brandon Cronenberg dá, ainda, uma masterclass a 18 de Setembro, no São Jorge.

5 – Novos prémios para os portugueses
Este ano, o MOTELX tem duas novidades: a competição GUIÕES, para encontrar novas histórias de autores nacionais emergentes que possam dar filmes; e a microCURTAS, que passa a ser uma parceria com o YouTube. Os vencedores são conhecidos, respectivamente, a 13 e 18 de Setembro.

©DR. | Olhos da Alma
©DR. | O filme português Olhos da Alma passa-se numa comunidade piscatória; faz cem anos, em 2023.

6 – Cem anos com Surma
O filme português Os Olhos da Alma (Roger Lion e Virgínia de Castro e Almeida, 1923) faz cem anos e vai ter direito a uma sessão especial: será um cine-concerto com música ao vivo de Surma, que a compôs a pensar neste momento. É a 18 de Setembro.

7 – Eco-terror para acabar
É um dos momentos altos do MOTELX, quando se conhecem vencedores de algumas categorias (como da microCURTAS YouTube) e se faz um balanço da edição. Para encerrar a edição deste ano, foi escolhido um filme de eco terror, Acid (Just Philippot). Aqui, vamos poder ver como «egoísmo humano se revela num momento de pânico absoluto», depois de «nuvens negras de chuva ácida invadirem os céus de França».

A programação completa do 17.º MOTELX com todas as sessões e actividades paralelas, pode ser vista aqui. Para já, os bilhetes ainda não foram postos à venda, mas a organização diz que o vai fazer «em breve».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].